Novembro roxo, mês da prematuridade: especialista destaca cuidados essenciais aos bebês prematuros

De acordo com o Ministério da Saúde, a cada ano, cerca de 15 milhões de crianças em todo o mundo enfrentam o desafio da prematuridade, representando 1 a cada 10 bebês que nascem antes do tempo adequado. No Brasil, anualmente, cerca de 340 mil bebês são prematuros, o que equivale a uma média de 931 nascimentos prematuros por dia ou seis a cada dez minutos. Esses números representam mais de 12% de todos os nascimentos no país, sendo o dobro da taxa de países europeus.

A classificação de prematuridade e os cuidados necessários variam de acordo com a idade gestacional, mas em geral um bebê prematuro se torna mais vulnerável biologicamente, precisando de cuidados especiais e atenção redobrada.

Segundo a Dra. Caroline Westphal, pediatra neonatologista, o acompanhamento criterioso é essencial para garantir que esses bebês prematuros recebam todo o cuidado necessário para se desenvolverem de forma saudável.

Um dos cuidados primordiais está relacionado à alimentação. A pediatra destaca os inúmeros benefícios proporcionados pelo aleitamento materno. Ele é uma verdadeira reserva de nutrientes, anticorpos e fatores de crescimento, essenciais para fortalecer o sistema imunológico do bebê prematuro. É recomendado que a mãe extraia o leite e o armazene corretamente, possibilitando que ele seja administrado ao bebê, quando o mesmo estiver apto a recebe-lo.

O contato pele a pele com os pais também é fundamental. Esse momento fortalece o vínculo afetivo entre o bebê e seus cuidadores, além de ajudar no desenvolvimento psicomotor do recém-nascido. É necessário que os pais estejam capacitados e orientados sobre a forma correta de realizar essa prática, conhecida como “método canguru”.

A higiene e a assepsia são cuidados indispensáveis para evitar infecções. A Neonatologista recomenda que as mãos sejam devidamente higienizadas antes de tocar o bebê e que visitas sejam restritas, especialmente durante surtos de doenças respiratórias.

“O acompanhamento médico regular é imprescindível, para avaliar o desenvolvimento adequado do bebê e identificar qualquer possível alteração de forma precoce através de exames clínicos e laboratoriais prescritos pelo especialista.” Destaca a Neonatologista.

O próximo dia 17 é reconhecido como Dia Mundial da Prematuridade. O objetivo é apoiar e sensibilizar sobre as necessidades e direitos dos bebês prematuros e de suas famílias. A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil e, por isso, não apenas um dia, mas todo o mês de Novembro é dedicado a campanhas em prol desta causa.

Os cuidados essenciais com bebês prematuros demandam atenção, comprometimento e conhecimento. É fundamental que os pais estejam amparados por uma equipe médica especializada e, assim, possam proporcionar aos seus pequenos todos os cuidados necessários.

Nenhuma família espera que o seu bebê nasça de forma prematura. Poucas se preparam para essa possibilidade. Converse com os profissionais que te acompanharão durante o pré-natal. Prematuridade não é uma sentença, mas um alerta de que cuidados serão necessários para que o seu bebê se desenvolva da melhor forma.

Fontes:
Ministério da Saúde
European Foundation for the Care of Newborn Infants (EFCNI)

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Free Porn