Nutricionista faz sucesso com franquia de clínicas de nutrição funcional no Brasil e fatura mais de R$500.000
A nutricionista Thayana Albuquerque Kirchhoff é criadora do Clube da Nutricionista, a primeira franquia de nutrição funcional, emagrecimento e estética do Brasil que está no mercado há 1 ano. Com 4 unidades em funcionamento, a nutricionista e empresária se prepara para iniciar uma grande expansão até o próximo ano.
Faz pouco mais de 1 ano que nutricionista empreendedora Thayana Albuquerque Kirchhoff, 37 anos, inaugurou a primeira unidade do Clube da Nutricionistas em Belém, no bairro do Umarizal. A franquia é especializada em atendimento nutricional com nutricionista funcional aliados a tratamentos estéticos — o programa de emagrecimento sustentável 12S é o carro-chefe do negócio. O faturamento do primeiro ano de funcionamento chegou a ultrapassar a R$ 500 mil entre 2021 e 2022, e Thayana já se prepara para uma grande expansão em 2023.
A empreendedora é natural de Belém do Pará, era professora universitária de Comunicação e Marketing aplicada à Nutrição e possui um Mestrado na área de Neurociências e Biologia Celular. No entanto, acabou se enveredando na área empresarial, depois que percebeu o grande retorno financeiro obtido ao colocar em prática tudo o que ensinava aos seus alunos. A ideia do Clube da Nutricionista surgiu em 2016, ano em que decidiu abandonar a docência, mas o formato de franquia ficou pronto somente em 2020 durante a pandemia.
Como ela foi forçada a ficar em casa durante a pandemia, e aproveitou para franquear seu negócio. O Clube da Nutricionista já era um sucesso em Belém do Pará e a clinica já havia sido premiada por 5 anos consecutivos.
Quando Thayana lançou sua franquia, logo uma amiga advogada comentou que investiria no negócio por acreditar no potencial e no talento da nutri empresária. “Ela já acompanhava o sucesso do Clube nas redes sociais, e sabia inclusive que muitas pessoas vinham de outras cidades para se consultar, além de alguns artistas da terra. Expliquei como funcionaria a franquia, ela acreditou na ideia e investiu”. A amiga disse que foi um grande aprendizado receber a mentoria da Thayana, que aprendeu a amar a nutrição e que agora deseja mudar de ramo e se tornar também nutricionista.
A primeira franqueada faturou mais de R$50.000 logo no primeiro mês e ficou muito feliz com seu investimento, logo em seguida novos franqueados surgiram. “Por ser a primeira franqueada uma amiga muito querida, fiz de tudo para que sua unidade decolasse, inclusive passei toda a minha clientela para ela ”, afirma.
O nome Clube da Nutricionista surgiu porque no início Thayana havia alugado várias lojas do térreo de um edifício comercial para oferecer serviços diferentes: loja de produtos naturais e suplementos, estúdio de treino, lanchonete saudável e até sala de aula.
“Eu montei uma rede de serviços para meus clients e aquilo acabou se tornando o meu clube, o Clube da Nutricionista Thayana”, relembra.
Paralelamente ao crescimento da empresa, Thayana estava enfrentando problemas no casamento, pois seu marido suíço havia decido voltar para Zurique por medo da pandemia e da crise política e econômica brasileira. A franquia estava só começando e ela precisava se dedicar ao negócio recém-lançado. “O marido começou a falar que queria ir embora. Foi aí que eu percebi que deveria apenas cuidar da gestão das franquias de forma remota, então não fazia diferença abrir unidades em outras regiões do Brasil.”
Totalmente dedicada ao negócio, Thayana estruturou a empresa de forma em que tudo passou a ser online, incluindo os treinamentos e reuniões de equipe interna e de franqueados. Além disso, se inscreveu em um Mestrado em Gestão de Negócios na Suíça para se consolidar no mundo empresarial.
Depois de amadurecer o negócio com a primeira unidade 2021, a empreendedora começou a expandir para outras regiões do Brasil. A segunda unidade foi inaugurada em Balneário Camboriú, Santa Catarina, a terceira em Fortaleza no Ceará, e a quarta em Niterói no Rio de Janeiro. Hoje, somos 4 unidades, dezenas de funcionários e milhares de clientes atendidos”, diz.
O serviço com a maior saída é o programa de emagrecimento sustentável 12S. O tíquete médio é de cerca de R$ 1.300 reais. No ultimo ano, foram vendidos centenas de programas e a demanda por consultas com objetivo de emagrecimento não para de crescer: o faturamento das 4 franquias bateu R$ 500 mil e, só a franquia de Belém já faturava em média R$30.000 por mês.
Agora, Thayana está finalizando seu mestrado na Suíça e estuda um novo formato para o negócio, além de se preparar para uma futura expansão a nível internacional. A ideia agora é abrir a próxima franquia em São Paulo, e em seguida no centro do Brasil para que haja ao menos 1 em cada região. Depois, a meta é multiplicar a franquia até que haja pelo menos uma em cada capital. Em no máximo 5 anos a franquia já espera estar com a marca conhecida nacionalmente e com no mínimo 25 unidades em pleno funcionamento.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.