Falamos com um dos principais especialistas sobre o assunto no Brasil
Se você está na internet, provavelmente já ouviu falar em produtos digitais. Afinal, o mercado de infoprodutos caminha junto à transformação digital há alguns anos, e já em 2019 mais de 4,5 milhões de brasileiros trabalhavam online direto de casa.
Em ascensão há quase 10 anos, o mercado de lançamentos digitais nunca esteve tão em alta no Brasil e no mundo. O mercado de infoprodutos já era uma forte tendência que acabou sendo acelerada pela pandemia.
O mercado de infoprodutos cresce vertiginosamente. Só no ano passado, o aumento foi de 103% e a expectativa é que esse índice seja superado neste ano. Mais de 4 mil novos produtos digitais são inseridos nas principais plataformas de infoprodutos diariamente (Hotmart, Eduzz, Blitzpay e Monetizze). Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae, apenas no primeiro semestre de 2020 a procura por capacitações online cresceu mais de 200%, em comparação com o ano de 2019.
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Global Consumer Insights Survey, desde a pandemia 45% das pessoas passaram a usar o celular como canal de compras desde que o vírus começou a se propagar no mundo. E isso inclui o aprendizado digital. A busca de novas possibilidades e aprendizados começou como uma saída para manter a saúde mental durante a emergência mundial e foi além: se tornou uma oportunidade de aprofundamento de aprendizado, descoberta de novos mercados e novas profissões.
Através do mercado de educação digital é possível aprender praticamente tudo, mas alguns setores se destacam como o marketing digital, investimentos, finanças pessoais e empreendedorismo.
Com este mercado em alta e o número cada vez maior de ofertas de cursos e produtores digitais em busca de uma fatia deste mercado crescente, criar estratégias sólidas é essencial para um lançamento bem executado. Mas o que são infoprodutos? Como lançar um infoproduto?
‘’Infoproduto é qualquer tipo de produto digital. Pode ser uma mentoria, uma consultoria, um livro digital, evento virtual, arquivo em áudio. Mas o que está em alta são os cursos e treinamentos, pela facilidade em escalar o negócio’’ aponta Cristiano Oliveira, estrategista por trás dos principais lançamentos de produtos digitais no Brasil.
E certamente esse cenário está apenas no começo: segundo projeção da empresa de pesquisas Forrester, em dez anos, todas as empresas do mundo também farão parte do mercado de infoprodutos, comercializando ao menos um produto digital.
‘’Vender cursos online é uma atividade bastante rentável para os profissionais dedicados. Além disso, é possível adquirir autoridade, credibilidade e relevância nas suas respectivas áreas, produzindo conteúdos para ajudar as pessoas a solucionar problemas ou aperfeiçoar habilidades. Na área de marketing digital, por exemplo, alguns infoprodutores de sucesso chegam a faturar mais de 50 milhões de reais a cada lançamento de curso’’ afirma Oliveira.
Para se destacar é preciso conquistar influência. : ‘’Influência é fator determinante para o sucesso de um determinado produto. Criadores que conseguem estabelecer uma comunidade verdadeira na internet podem faturar dezenas de milhares de reais com um único lançamento’’, afirma Oliveira.
Veja abaixo alguns passos para ajudar no lançamento do seu produto virtual:
Escolher um assunto que tenha facilidade Para ensinar, antes é preciso dominar um assunto. Existem diferentes níveis de conhecimento e sempre existe alguém em um nível abaixo, por isso, é importante escolher o que você deseja ensinar e separar em categorias: básico, avançado e intermediário, por exemplo. Seja qual for o tema que você tenha facilidade, é possível elaborar um curso online e encontrar pessoas interessadas, desde crochê até negócios.
Pesquisar o mercado
Entender o nicho de mercado no qual o seu curso será estabelecido é essencial para posicionar e compreender como os concorrentes trabalham. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa entre outros cursos do mesmo tema em diferentes plataformas e conhecer os produtores e influenciadores do ramo para mapear os seus diferenciais e construir os porquês de um futuro aluno te escolher.
Definir uma plataforma de distribuição
Uma boa plataforma de publicação e distribuição é essencial para obter bons ganhos e boas margens de lucro com um curso on-line. Para isso, é preciso pesquisar as funcionalidades, taxas, planos de pagamento e claro, a popularidade.
Fazer um bom plano de marketing
Um bom produtor não pensa somente no conteúdo do seu curso. Apesar de ser um dos pontos mais importantes, é preciso também elaborar um plano efetivo de marketing para fortalecer a autoridade do professor, seja ele um influenciador ou uma pessoa que está iniciando no mercado digital. Para isso, é necessário pensar de quais formas o curso será divulgado, para quais pessoas e de que forma essa informação será comunicada ao público-alvo. Uma dica importante: com os dados de pesquisa de mercado em mãos, esse trabalho pode ser bem mais fácil.
Fornecer um bom suporte
Um curso de qualidade, além de bons ensinamentos, também oferece um bom suporte para eventuais dúvidas dos alunos, de forma rápida e efetiva.
Por isso, ter um bom suporte antes, durante e depois da venda é indispensável para qualquer produtor que deseje prosperar no mercado dos cursos digitais.
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