Ozempic e procedimento cirúrgico: Drª Thalita Merluzzi médica cardiologista, fala sobre a importância da pausa nos análogos do GLP-1 antes do procedimento

Seguindo as novas orientações e recomendações das Sociedades Brasileira de Anestesiologia (SBA) e de Diabetes (SBD), quem faz uso dos análogos do GLP-1 precisa pausar a medicação antes de procedimentos cirúrgicos e alguns exames, como endoscopia, que precisam de anestesia e sedação.

De acordo com as novas diretrizes, é recomendado suspender determinados fármacos como:Liraglutida, Dulaglutida / Tirzepatida / Lixisenatida e Semaglutida. O período de suspensão deve ser entre 2 e 21 dias de acordo com a orientação médica.

Recentemente o medicamento para diabetes Ozempic, da Novo Nordisk, e o remédio para perda de peso Saxenda, começaram a ser investigados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) após a reguladora de Saúde da Islândia sinalizar 3 casos de pacientes com pensamentos suicidas.

 Um comitê de segurança da (EMA) está investigando esses eventos adversos apresentados pela Agência de Medicamentos da Islândia, que inclui dois casos de pensamentos suicidas por usuários de Ozempic que possui como princípio ativo semaglutida, e outro paciente que fazia uso de Saxenda que possui como princípio ativo Liraglutida, relatou pensamentos e desejos por automutilação, segundo a agência.

“Cabe lembrar que o paciente nunca deve fazer uso de nenhum medicamento sem acompanhamento médico. Se você faz uso de alguma dessas medicações e está tendo efeitos colaterais adversos mesmo que não listados na bula ou precisa passar por um procedimento cirúrgico, converse imediatamente com o seu médico e siga corretamente as orientações”, diz a especialista Drª Thalita Merluzzi.

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Free Porn