Dia 20 de março, às 14h30, a coach Mariana Branco, do Criando AMORas, irá oferecer uma palestra na web, gratuita, com o tema “Meu filho não come”.
Tudo acontecerá durante o Congresso Online de Atualização em Alimentação Complementar (Conalco IV), com o pano de fundo “Dificuldades Alimentares: origem, prevenção e tratamento”.
Na ocasião, Mariana irá esclarecer como os adultos podem aproximar as crianças de alimentos como frutas, legumes e verduras, tanto por meio do brincar como pela própria linguagem do adulto com as crianças.
“Por isso, é importante criar oportunidades para que a criança viva em um ambiente familiar favorável a essa aprendizagem”, orienta.
A especialista pontua: “Quando a criança faz birra diante de um prato, ela pode estar, na verdade, muito desconfortável e até com medo de comer determinados alimentos. O brincar poderá ajudá-la a elaborar as suas angústias e dificuldades diante dos alimentos”.
Dicas para fazer comida criativa e atraente para os pequeninos:
- Faça a comida divertida como surpresa para o seu filho no café da manhã ou nas principais refeições do dia;
- Criem juntos: encare como uma atividade especial entre pais e filhos sem distrações de tablets, TVs e smartphones;
- Deixe a criança fazer sozinha para comer ou apenas para brincar e assim se aproximar, de forma gradual, dos alimentos;Inclua no prato alimentos que a criança gosta e não gosta de comer;
- Faça pratinhos divertidos com a comida caseira do dia a dia, ou seja, com alimentos como legumes de diversas cores e texturas, arroz, feijão, batata etc.;
- Apresente diferentes texturas e cores nesses pratinhos;Aposte também nas lancheiras escolares mais criativas e afetivas;
- Seja prático: use cortadores e moldes, como moldes de ovo e pão;
- Tenha bom senso: o pratinho divertido não pode ser condição única para a criança comer;
- Faça do seu jeito, ou seja, não precisa ser um desenho perfeito.
Para saber mais sobre a palestra, CLIQUE AQUI.