Perfil de Sucesso: Dennis Nakamura – Descubra como ele o conquistou, sua relação com a esposa e filhas e mais

“Mesmo com diversas empresas multimilionárias, somos pessoas bem simples. Meu carro deve ter quase dez anos de idade.”

Fomos atrás de um dos empresários “anônimos” de grande sucesso da cidade (São Paulo) para nos contar sobre suas escolhas e dar valiosos conselhos sobre trabalho, família e espiritualidade.

Infância, formação e início da carreira

Nakamura nasceu em 03 de março de 1983 e é filho de Seichi e Julie Nakamura, esta última, sua mãe, que migrou de Taiwan ainda criança. Ele nasceu em São Paulo, tem origem sino-japonesa, arranha nas linguas da família, porém é fluente em português, inglês e alemão, pois estudou em uma escola tradicional alemã na cidade.

Julie e Seichi inspiraram o filho a seguir carreira de engenharia na USP. Eles estudaram Química e Física na mesma universidade. A família nipônica migrou para o Brasil numa das primeiras levas de navios japoneses que chegaram ao porto de Santos e sua mãe e família precisaram sair de Taiwan em razão da instabilidade social na China e Taiwan, na década de 1950, no pós 2ª Guerra Mundial.

Aos 15 anos Dennis Nakamura iniciou sua carreira realizando trabalhos pontuais como “menino do TI” para seu tio em São Paulo e posteriormente trabalhou em pequenas e grandes empresas do setor de engenharia. Só aos 26 anos ele decidiu fazer “voo solo”, optando pelos negócios, nos quais fracassou algumas vezes e passou alguns apertos até se encontrar na área de gestão em empresas inovadoras, as Startups. Nessa época ele já tinha se formado em Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo com especialização em Project Finance pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Associação Brasileira da Infraestrutura.

A vida empresarial de Dennis Nakamura

Atualmente o empresário possui participação em quase 25 empresas, (re)iniciou sua carreira na empresa Westwing – Casa e Decoração do grupo multi bilionário alemão Rocket Internet, após fracassar em algumas tentativas de empreendedorismo. Como um dos gestores do Westwing, ajudou a aumentar a rentabilidade da empresa, crescer, reduzir riscos e, principalmente, melhorar a experiência do consumidor.

Após esse resultado, forneceu pequeno suporte a outras empresas do grupo alemão até ser convocado para o, na época, desconhecido negócio chamado iFood. Naquele momento, o iFood fechada todo mês com grandes prejuízos e vendia por volta de R$ 3 milhões por mês, e Dennis era um dos responsáveis por modernizar e trazer eficiência para o comercial da empresa. Alguns anos depois o iFood havia atingido a marca dos Bilhões de reais vendidos em delivery por ano, possuia diversos outros modelos de negócios e Dennis auxiliava em diversas equipes da operação, ajudando a empresa a se tornar a referência e principal empresa de Delivery Online do mercado.

Ajudou dezenas de empresas multimilionárias e multibilionárias em suas estratégias, conhecimento de mercado, e principalmente, escala. Com isso o  empresário começou a ser apontado como um dos principais homens de negócios do seu meio, já que é bastante low profile. Quando começou a ficar mais conhecido no mercado, em pouco tempo, alcançou visibilidade dentro e fora do Brasil já tendo sido notícia em diversos países do mundo.

Nakamura Company

Após sua saída do iFood criou algumas poucas empresas inovadoras e adquiriu sociedade em diversas outras consolidando sua holding Nakamura Company, cuja maioria das empresas agora possuem valor de mercado individualmente de dezenas de milhões de reais.

Por causa de sua trajetória de sucesso, Dennis teve que se acostumar aos holofotes e microfones, pois suas palestras são muito frequentes em diversas partes do Brasil e exterior, apesar de tímido.

“Quando adolescente eu tinha vergonha de entrar nas lojas para perguntar o preço dos videogames” exemplifica o empresário.

Um fato muito curioso numa de suas empresas é o fato de um dos sócios da empresa ser a própria NASA. Durante a entrevista Dennis explicou que a empresa não foi fundada por ele, mas que já tinha parceria comercial com a NASA e com a Epic Foundation do renomado astronauta Dr. Charles Camarda, e numa de suas frequentes conversas Nakamura simplesmente perguntou o que seria necessário para transformar a parceria em uma sociedade aqui no Brasil.

RED & RED Company

Outra de suas empresas que ele fez questão de reforçar foi a RED & RED Company, grupo empresarial de participação e gestão de marcas e redes de restaurantes. A empresa é recente, tem menos de 5 meses, e já realizou alguns feitos interessantes, porém ainda confidenciais. O que podemos contar é que já possui algumas das marcas mais famosas do mundo e em tão pouco tempo já possui participação em quatro restaurantes, seis dark kitchens* e deve fechar o ano com faturamento acima dos R$ 20 milhões e visa alcançar as centenas de milhões de reais nos próximos anos.

*dark kitchen: restaurantes específicos voltados apenas ao Delivery.

“Sempre tive muita fome por comida e por negócios, por isso trabalhei de graça num restaurante para aprender. Por Deus esse restaurante é estrela Michelin. Lavei louça, vendi hambúrgueres e tive acesso a muitos Big Datas até entender corretamente esse mercado tão difícil dos restaurantes” conta Nakamura.

Futebol

Não, ele não joga futebol, inclusive ele “é destro e possui duas pernas esquerdas” como costuma brincar. O fato é que ele já foi dirigente de um grande clube por um tempo e agora é diretor da Federação Alternativa de Desportos junto do ex-goleiro do Corinthians Solito Alves e Ingrid Alves. Seu interesse pelo futebol veio da oportunidade de unir a rentabilidade empresarial com o auxílio a pequenos jogadores.

“Se não fosse pela Federação, mais adolescentes seriam usuárias de drogas ou teriam que abandonar seu sonho de jogar futebol para voltar a ser servente de pedreiro como já aconteceu diversas vezes infelizmente” conta Solito.

Segundo eles, a vida de jogadores de futebol que não são apadrinhados ou que vêm de cidades pequenas pode ser bem difícil. Muitas vezes os pais dos jogadores precisam fazer rifas para pagar uniformes, suprimentos e passagens de ônibus para o time dos filhos jogar algum campeonato em que foram convocados. Muitas vezes esses times perdem de W.O. por não conseguir o dinheiro para poderem viajar até a cidade do campeonato.

“Queremos ajudar a mudar essa realidade, mesmo que um pouquinho. Um desses jogadores que se destacou no torneio da Taça São Paulo foi comprado por um time grande e acabou defendendo o Brasil na Copa do Mundo FIFA em 2022.”

Em 2024 a Federação de Solito, Ingrid e Nakamura foi convocada para criar uma seleção de jogadores para representar o Brasil na outra Copa do Mundo, a da CONIFA 2024 no Kurdistão. No momento dessa matéria boa parte dos jogadores já se encontram em treinamento diário no Campo de Concentração Universo na Zona Leste da capital e conta com jogadores jovens e também os mais experientes convocados de times como Mauaense, Chapecoense, Destroier’s Bolivia, Santos, Corinthians e outros.

Wealth Management e investimentos

Nakamura soube unir o lado empresário ao de investidor. Durante a entrevista, ele detalhou que se considera um “investidor iniciante”, tendo inclusive um grande investimento na iVipCoin, nova aposta de criptomeda brasileira “antifraudes”. Por ter levado uma bronca de um de seus mentores, Dennis nakamura além de investir na criptomoeda, acabou fazendo parte do projeto para adicionar mais estratégia e organização para a empresa, que agora já possui o iVipBank, banco do grupo com produtos financeiros que unem o digital com o fiduciário como por exemplo o Cartão Mastercard Cripto, no qual o consumidor faz suas compras normalmente e pode optar por pagar sua fatura em reais ou em diversas criptomoedas ao final de cada mês.

Quando saiu do iFood S/A, Dennis Nakamura ficou sócio da Goldstreet Venture Capital, uma gestora e investidora de capital em empresas e startups de valores cristãos, que tem na carteira a Bolsa OTC, p.ex.

Ele também é sócio de algumas holdings imobiliárias, que gerem alguns imóveis próprios e da família.

Outras facetas de Nakamura: durante a entrevista comentei que ele deveria escrever um livro. O empresário escreveu o livro Inspira Ação em coautoria com amigos e disse que já está escrevendo outros dois solo, Bíblia do Marketplace – Como criar corretamente o “uber” de qualquer coisa e sua história empresarial. Por ser um cristão fortemente engajado, Dennis já ajudou a criar e crescer Ministérios de Profissionais em algumas igrejas e é presidente do conselho dos Colégios Batistas de São Paulo.

Vida Pessoal

Dennis Nakamura é bem casado com Mônica, como costuma contar. Eles oficializaram seu matrimônio em 2015 e são pais de Giovanna.

“Claro que temos discussões, porém tenho a paz de saber que amamos o mesmo Deus. Mônica já me salvou algumas vezes, ela me reaproximou de Deus e também me deu muito suporte quando eu estava com início de Crise de Ansiedade.” diz ele como marido.

Dennis e Monica têm dificuldades como a maioria dos casais, porém estão constantemente buscando formas de conhecer melhor o propósito de Deus para suas vidas e de melhorar seu relacionamento.

O empresário fez questão de ressaltar que na última década têm priorizado a família. Isso não quer dizer que ele não trabalhe até tarde, mas significa que ele leva sua filha para a natação no meio da tarde religiosamente e quase não atende o celular aos finais de semana.

“A duras penas eu aprendi a ordem das coisas. Quando vou criar ou investir num novo negócio, p.ex., penso primeiro como isso vai afetar meu relacionamento em família para depois aceitar ou negar.” comenta o líder familiar.

Ao contar mais de sua vida, ficou claro que são pessoas comuns com vidas comuns. Duas alegrias de Dennis Nakamura é poder levar sua filha à pé para a escola e morar a duas quadras do metrô. Segundo ele, agora economiza diariamente uma hora e meia em relação à quando morava no Morumbi, o que soma aproximadamente vinte dias úteis “a mais” por ano.

“Quando morávamos no Morumbi tínhamos um cantinho incrível com todo o luxo que precisávamos na época. Éramos vizinhos daquela atriz Priscila Fantin, p.ex. Mas essa fase passou. Agora só queremos ter uma vida confortável e, de certa forma, simples” desabafa o empresário.

Acostumados a viajar de duas a três vezes por ano para acompanhar as férias da esposa e da filha. Não costumam esbanjar muito também. Geralmente vão para os mesmos lugares, ainda mais agora com o nascimento da Giovanna. Como pessoas que fogem de badalação costumam ir para Campos do Jordão fora de temporada também em busca de um clima mais ameno, já que chegaram a pegar 3ºC numa de suas idas à cidade.

Outra viagem obrigatória com a Giovanna são para os Resorts e Hotéis Fazenda para que a filha tenha mais contato com a natureza e os animais sem abrir muito a mão do conforto.

Outro local em que “batem ponto” é a capital Buenos Aires por ser uma “europa” mais próxima e mais em conta. Sempre que vão para a capital vizinha, costumam se misturar entre os locais fazendo passeios tranquilos à pé, e praticando seu espanhol.

Como estava Dennis Nakamura em 2023

Em 2023, ele era conselheiro em quinze de suas companhias, e, além de mentorear outros empresários, está à frente de quatro das empresas, a Federação Alternativa de Desportos, o Grupo iVip, a RED&RED Co. e a Prosperità-OZ Finance, empresa que cria bancos para outras empresas e já movimenta R$ 4 bilhões mensais.

Apareceu em inúmeros PodCasts e começou sua jornada internacional iniciando novos negócios na Bolívia e Angola.

Em 2023 também retomou suas viagens tendo ministrado mais de trinta palestras principalmente em São Paulo, Nordeste e Santa Cruz de la Sierra na Bolívia, sem deixar de lado que falou sobre a importância da inovação para o futuro da sociedade em sua palestra no TEDx Talks.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Free Porn