Podologia: Renata Burity fala sobre cuidados necessários para saúde dos pés | Contei

A especialista em podologia atende grandes nomes do futebol brasileiro

A podologia é a área da saúde que atua na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos pés. O podólogo é o profissional que atua no tratamento de unhas encravadas, calosidades, males e incômodos que afetam a saúde dos pés. Entre os erros mais comuns, por exemplo, estão a utilização de calçados apertados, não secar os dedos depois do banho, além de cortar as unhas de forma errada.

Para entender melhor o assunto, nossa coluna conversou com a técnica em podologia e podologia esportiva, Renata Burity, do Rio de Janeiro, que atua na área da beleza e saúde há mais de 17 anos, sendo 15 como manicure e há 2 anos como podóloga profissional.

“Fui manicure por mais de 15 anos, e conforme fui atendendo a clientela eu percebi a necessidade de aprender mais sobre doenças que acometem o pé, para poder ajudá-los ainda mais”, contou a especialista. 

Jairo Rodrigues: Qual a maior busca dos seus clientes? 
Renata Burity: A procura maior é por conta da unha encravada, que acaba causando muita dor e incômodo. Não é uma coisa simples que se resolvem em casa, por isso a procura por um especiaista em podologia. 

JR: Como está lidando com a profissão nesse momento de pandemia? Da pra atender normalmente?
RB:
No começo da pandemia tive medo de ter uma baixa na procura, então resolvi divulgar mais nas redes sociais, mas graças a Deus sempre teve procura, então eu consegui atender sempre mantendo as recomendações dos órgãos de saúde e vigilância, uma vez que é uma área que faz parte da Biomedicina e consigo trabalhar seguindo os protocolos.

“É importante saber que a podologia preventiva evita o o surgimento de problemas e infecções nos pés, mantendo saúde e bem-estar, além do conforto dos pés”, explica Renata

JR: Você atua também com podologia esportiva. Qual a diferença entre a tradicional e a esportiva? 
RB: A podologia como citei anteriormente, trata as doenças que acometem os pés, já a podologia esportiva, visa aliviar os atritos ocorridos durante os treinos e competições dos atletas.

JR: É verdade que a alimentação também influencia na saúde dos pés?
RB: Sim! É imprescindível manter uma boa alimentação, pois vai ajudar a aliviar os sintomas da má circulação nos pés, que causam inchaço e feridas.

JR: Toda unha encravada tem jeito? 
RB: Tem jeito sim, porém, quando o caso é mais grave é preciso um tratamento maior que pode durar alguns meses, mas o tratamento adequado muda o crescimento da unha para que ela não volte a encravar. 

Renata Burity – Técnica em Podologia e Podologia Esportiva

 É muito comum a gente vê pessoas com rachaduras nos pés. Sobre isso a técnica em podologia explica que a falta de hidratação é uma das principais causas.

“Existem vários fatores que causa a rachadura nos pés, mas a principal é a falta de hidratação, que tem quer ser feita diariamente”, explica. 

Com o consultório no Rio de Janeiro, Renata Burity, além de atender jogadores de base do flamengo, atende também outros famosos como a influencer digital Jenny Miranda, Flavia Saraiva e Jade Barbosa da Seleção Brasileira de Ginástica Artística.

Por conta da pandemia e o isolamento das ginastas, Renata ainda não está podendo atendê-las, e uma grande novidade é que a técnica em podologia foi convidada para atuar cuidando da saúde dos pés de jogadores de um grande clube de futebol, que a gente conta pra você em breve. 

JAIRO RODRIGUES é jornalista, crítico de TV e colunista do portal Contei.  Participou dos programas ‘A Tarde É Show’, na Rede Brasil de Televisão, ‘Olga’ na RedeTv! e ‘Saúde & Você’ na Record News. . Instagram: @jairorodriguesoficial