Programa Mulheres em Flow ensina como educar filhos autorrealizadores | Contei

Um dos maiores desejos dos pais é que seus filhos tenham um futuro promissor. Alguns já desejam que eles, ainda bebês, sejam grandes arquitetos, médicos, engenheiros, ganhadores de prêmios importantes, entretanto, se esquecem de que a educação e o norteamento de suas vidas são essenciais.

“Ter filhos é provavelmente a responsabilidade mais profunda que você pode assumir”

E mais: diversos outros fatores contribuem para a formação da pessoa que essas crianças se tornarão.

“O impacto da sua decisão e dos seus comportamentos pode afetar seu filhos e os filhos de seus filhos ao longo de gerações. Ter filhos é provavelmente a responsabilidade mais profunda que você pode assumir, inclusive, ninguém nasce sabendo criar e educar filhos com sucesso”, explica Rosangela Sampaio, psicóloga e apresentadora do programa Mulheres em Flow.

Pensando nesse assunto, ela recebeu outra psicóloga na última edição do seu programa (18), Aline Cestaroli, para levarem ao público dicas, sugestões e explicações de como educarem os filhos autorrealizadores e confiantes.

“Se um pai ou uma mãe cria seus filhos com autoestima e autoconfiança, com vontade de sair e enfrentar o mundo, os pais terão cumprido sua responsabilidade. Por outro lado, se um pai ou mãe dá para um filho várias posses materiais, mas a criança não tem autoconfiança, autoestima e autonomia, então, nesse sentido, os pais falharam em cumprir a sua responsabilidade primária”, pontua Rosangela.

Dicas para a criação de filhos autorrealizadores

Segundo ela, a educação das crianças é de total responsabilidade dos pais, por isso, há algumas dicas para ajudar na educação de filhos autorrealizadores, confiantes e autônomos:

  • Ofereça feedbacks construtivos;
  • Concentre-se no comportamento indesejado, não na pessoa;
  • Fale sobe os seus sentimentos, as crianças entendem, não se engane;
  • Concentre-se no futuro, não no passado;
  • Consiga um acordo sobre o que será feito diferente;
  • Ofereça ajuda e se empenhe em ajudar.

Programa Mulheres em Flow trouxe ao seu público um bate-papo sobre como criar filhos autorrealizadores

O Programa Mulheres em Flow vai ao ar todas as terças-feiras, ao meio-dia, pela Rádio Exclusiva FM, com transmissão simultânea pela live da rádio e pelo canal do YouTube do programa.

Além das entrevistas principais, conta com quadros fixos de assuntos diversos, dentre eles empreendedorismo, leis, estilo de vida, relacionamentos amorosos e infantil.

Para assistir ao programa sobre filhos autorrealizadores na íntegra, confira diretamente no CANAL MULHERES EM FLOW.