Psicóloga e especialista em relacionamentos, Silvia Vasconcelos dá cinco dicas de como ter uma relação saudável
O que faz um relacionamento ser saudável varia de casal para casal. Afinal, cada um tem suas particularidades, seu estilo de vida e deve saber o que busca numa relação a dois. No entanto, há algumas atitudes que são essenciais para que qualquer relação se fortaleça e que, com o tempo, fique cada vez mais intensa e traga mais alegria para a vida de cada um.
São atitudes simples que precisam ser integradas ao dia a dia, mas que prometem trazer mais harmonia e cumplicidade à relação.
Mas, afinal, o que é uma relação saudável? A seguir, Silvia Vasconcelos, psicóloga e especialista em relacionamentos, destaca cinco aspectos que mostram se você está no caminho certo.
Reduza o uso de celular
Estamos num mundo em que a tecnologia ajuda muito. Encurta espaços e nos faz ganhar tempo. Mas o uso do celular também pode ser um vilão contra a comunicação familiar. Procure fazer acordos e estabelecer momento de conversa em família gerando experiências agradáveis.
Não acumule problemas
Conflitos acumulados, suposições ou julgamentos adormecidos em algum momento voltam a tona e geram muitos problemas. Evite presumir coisas sobre o outro e seja transparente. Assim, não haverá problemas pendentes que podem a qualquer momento ser tornarem confrontos mais graves.
Seja claro
A rotina nos faz levar a vida no modo automático sem nos importar se o outro está fazendo parte da nossa vida ou não. Dessa forma, acabamos resumindo as coisas e conversando menos do que deveríamos. É aí onde nascem muitos desentendimentos.
Ouça mais
A palavra diálogo já deixa claro que é uma experiência a dois. Se você quer ser ouvido e deseja aumentar sua conexão com seu parceiro ou com a família, precisa desenvolver a habilidade de ouvir de forma ativa. Não se apresse em falar, ouça mais.
Aprenda sobre o outro
Aprender sobre o que o outro gosta, suas preferências e seus desafios faz com que você seja mais participativa e mais presente na vida do seu parceiro (a). Assim, vocês sempre terão assuntos relevantes para conversar.
Silvia também defende que todos os relacionamentos precisam de confiança e que o equilíbrio de papéis dentro do relacionamento é fundamental para o sucesso e a felicidade do casal. “Quando cada parceiro tem um papel definido e equilibrado, eles são capazes de trabalhar juntos em harmonia para alcançar seus objetivos e enfrentar os desafios da vida”, observa Silvia.