Já vimos algumas vezes nas redes sociais e na mídia alguns famosos que fazem a “retirada” ou a “reversão” de procedimentos estéticos faciais. E a pergunta que fica é; Será possível reverter um procedimento que não gostei?
Por esse motivo, convidamos a cirurgiã dentista Laís Simas, uma das mais renomadas do Rio de Janeiro, para tirar essa dúvida e falar sobre a reversão de procedimentos estéticos.
Qual procedimento escolher: botox ou preenchimento?
Um é complementação do outro.
Como funciona o botox? Pra quem é indicado?
O botox quando aplicado age paralisando e relaxando a musculatura desejada, seu uso na estética combate a formação de futuras rugas e marcas de expressão, e quando aplicado terapeuticamente pode aliviar dores como: bruxismo, disfunções da atm e melhorar assimetrias como: sorriso gengival, sorriso assimétricos e assimetrias faciais.
Como funciona o preenchimento? Pra quem é indicado?
O preenchimento com ácido hialurônico ameniza linhas d expressão, recupera tônus da pele, reposiciona tecidos promovendo um efeito lifting e proporciona rejuvenescimento a face
É indicado para quem deseja ter uma aparência mais jovem, pacientes que queiram corrigir assimetrias faciais e rugas profundas causadas pelas quedas faciais.
Quais os cuidados após realizar ambos procedimentos?
Botox: cuidados para ter um resultado mais duradouro
1- Evitar exercícios nas primeiras 48h
2- Não deitar durante 4 horas
3- Não massagear ou colocar a mão na área que foi aplicado o produto
4- Evitar o sol se houver presença de hematomas
5- Evitar viagens aéreas imediatamente após a aplicação do produto
Preenchimento:
1- Não massagear ou colocar a mão na área que foi aplicado o produto
2- Não fazer atividade físicas nas primeiras 24h
3- Não dormir de bruços ou de lado para evitar pressionar o face
4- No caso de pequeno hematoma pode fazer compressas com gelo
5- Pode ocorrer inchaço e vermelhidão que costumam desaparecer entre 1 ou 2 dias
Trata-se de um procedimento reversível?
A ação da toxina botulínica é irreversível, basta aguardar de 3 a 6 meses para que a toxina perca a força sobre o músculo e tudo volte a normal, o que pode ser feito é o estímulo desse músculo com radiofrequência e laser infravermelho para que o músculo volte mais rápido.
Já no caso do preenchimento com ácido hialurônico é totalmente reversível aplicamos uma enzima, podendo ser injetada em qualquer lugar do nosso rosto, que vai diluirás moléculas do ácido hialurônico para que sejam absorvidas pelo corpo de forma rápida.
Caso o paciente queira retirar o produto? Como é feito esse processo?
Aplicamos de forma segura uma enzima chamada hialuronidase que degrada o ácido hialurônico, essa enzima não causa malefício nenhum a nossa saúde e remove o ácido hialurônico sem nenhuma sequela.
E depois ele pode realizar o procedimento novamente?
Pode sim, após a área está recuperada podemos fazer um novo procedimento.
Font; Dra Laís Simas CRO 40997
@dralaissimas