Rotinas de Skincare: especialista explica o que não pode faltar
Cuidar da pele vai muito além de uma simples rotina de beleza, tornando-se um ritual diário de autocuidado e bem-estar. A rotina de skincare, ou cuidados com a pele, tem ganhado cada vez mais destaque na vida das pessoas, não apenas por questões estéticas, mas também pela busca por uma pele saudável e radiante. Neste contexto, entender os passos e produtos ideais para cada tipo de pele torna-se fundamental para alcançar resultados satisfatórios.
De acordo com a Dra. Anna Carolina Lucchetti, médica dermatologista, há 3 itens que não podem faltar na rotina de cuidados da pele.
“Quando se refere ao skincare, existem 3 itens com maior comprovação científica, que não podem faltar na prevenção do envelhecimento, que são, o filtro solar, a vitamina c e o ácido noturno”, afirma a dermatologista.
Ainda de acordo com a especialista, o sabonete usado para limpeza de pele e o hidratante, não podem ficar de fora da lista. Ela aponta também que a principal causa do envelhecimento cutâneo é o sol.
“Logo o filtro solar é o principal anti-aging que devemos usar”, comenta.
Dicas sobre filtro solar:
- Prefira filtros industriais (são mais estáveis do que os manipulados);
- Prefira um filtro com cor, pois a cor é uma proteção a mais para as luzes visíveis (luzes artificiais, claridade do sol, luzes de aparelhos eletrônicos)
- Opte por FPS igual ou superior a 30 (ou 50, para pacientes de pele clara) com proteção contra a radiação UVA/B; se possível também contra luz visível e contra poluição.
- Escolha um filtro de toque agradável, que espalha facilmente e para ao seu tipo de pele.
- Maquiagem que tem filtro solar , não equivale a usar filtro solar com cor. O Ideal para quem gosta de maquiagem é aplicar um filtro Leve sem cor antes da maquiagem.
- A quantidade para a aplicação é muito importante! O Consenso Brasileiro de Fotoproteção recomenda o uso de uma colher de chá de protetor solar para o rosto e o pescoço;
- Os filtros em pó compacto são boas opções para reaplicar o filtro ao longo do dia
Ao longo do dia somos expostos a radicais livres, espécies reativas de oxigênio, poluição, elementos que danificam a pele e corroboram para o envelhecimento da pele. De acordo com a dermatologista, a vitamina C atua como potente antioxidante.
“É como se fosse um escudo da nossa pele, ela se oxida para nossa pele não se oxidar, além de atuar como hidratante e um clareador fraco, melhorando o viço e a textura da pele”, pontua a médica.
Dra. Anna aproveita para deixar um alerta sobre a aplicação da vitamina C. “A vitamina C é um produto que deve ser aplicado na pele limpa, sem hidratante ou outro produto antes dela. Há muitas marcas, concentrações, texturas e formas de vitamina C e isso influencia diretamente na eficácia do tratamento. Alguns pacientes podem ter espinhas ou sensibilidade na pele com o uso da substância, então não aplique-a, sem prescrição”. Acrescenta.
Ácidos noturnos
Eles promovem renovação celular, melhora da textura da pele, estímulo de colágeno, reduzem a aparência de poros e de acne. Os preferidos são os retinóides (tretinoína, retinol, adapaleno, retinaldeído) e os hidroxiácidos (com o ácido glicólico). Os efeitos são ótimos, mas a prescrição do seu médico dermatologista é fundamental. Os ácidos podem causar irritações, alergias e sensibilidade.
“Por isso sempre prescrevemos hidratante também para usar na pele antes do acido noturno. Lembrando que o hidratante também deve ser individualizado para seu tipo de pele”, conta
Sobre a limpeza, a Dra. Anna que é especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que é recomendável um sabonete próprio para a área do rosto e especifico para o seu tipo de pele.
“O ideal é lavarmos o rosto 1 a 2 vezes ao dia, lavar demais também pode ser prejudicial a sua pele. Para remover maquiagem ou filtro com cor, use uma loção de limpeza delicada ou água micelar para peles sensíveis que não seja muito agressiva pois isso também prejudica a pele”. Conclui.
Ordem do Skincare:
1º LIMPEZA COM SABONETE ESPECIFICO
2º VITAMINA C
3º FILTRO SOLAR
4º LIMPEZA DA PELE A NOITE
5º HIDRATANTE
6º ACIDO NOTURNO: RETINOICO OU GLICOLICO
Embora muitas vezes não seja perceptível, nossa pele passa por constantes mudanças diariamente — seja devido ao processo de envelhecimento interno e ao envelhecimento extrínseco(poluição, radiação).
E assim, à medida que vamos envelhecendo, nossa pele muda ficando mais irregular, opaca e com uma textura mais fina e as vezes com manchas.
“O envelhecimento é um processo natural e inerente a todo ser humano e manter uma rotina diária de cuidados pode ajudar a manter a pele tratada e bonita por longos anos. Além disso é preciso conhecer profundamente sua pele, suas necessidades e particularidades e evitar sinais de envelhecimento precoce”, conta a profissional.
Mas afinal, pode fazer skincare todos os dias? De acordo com a médica, pode e deve, com exceção, os ácidos noturnos.
“Quando sabemos que vamos ter uma exposição prolongada ao sol e calor durante o dia todo ou durante dias, como em uma viagem ou final de semana a praia , recomendamos suspender o acido 2 dias antes e no período da viagem. Os demais cuidados são mantidos”.
“Outra ressalva, que se deve suspender ácidos, antes de depilação a laser, ou quando for realizar procedimentos no rosto”, alerta a dra.
Perguntamos à especialista se existe alguma contra-indicação e ela foi enfática em dizer sobre pacientes gestantes.
“Sim, pacientes gestantes devem ter sua rotina alterada uma vez que vários princípios ativos são proibidos ou não tem estudos para gestantes. então se você esta tentando engravidar ou esta gravida, consulte seu dermatologista antes de comecar seu skincare”.