Saiba como cuidar do corpo no inverno e combater o inchaço, provocado pela falta de água no organismo | Contei

Confira as dicas da Dra. Ketlen Martins para acabar com esse problema e desinchar

Quem sofre com inchaço e retenção de líquido, sabe bem que um bom remédio para resolver essa questão é ingerir líquidos, principalmente água, numa média de 2,5 litros por dia. Mas no inverno, a banda toca diferentemente. Com as temperaturas mais baixas, a perda de líquidos é menor, e em compensação, nós bebemos menos água. Um fator importante também é a fadiga para realizar exercícios aeróbicos, importantíssimos para o processo de queima de gordura.

“Para diminuir o inchaço devemos mudar alguns hábitos, como ter uma alimentação balanceada com verduras e alimentos ricos em potássio, beber bastante água, chás que possuem a função diurética como o de hibiscos e verde, além de realizar procedimentos estéticos.” explicou a biomédica do Reiki Instituto de Beleza, Dra. Ketlen Martins de Souza.

O tratamento para ajudar o corpo nesse processo pode ser feito de forma natural através da alimentação e exercícios aeróbicos, ou com tratamentos estéticos. – Em casos mais agressivos, pode se tornar necessário a ingestão de remédios indicados pelo médico.

E o que eu posso fazer para combater a retenção de líquidos?

1-      Tenha cuidado com a sua alimentação

“É essencial ingerir frutas ricas em água com frequência em seu cardápio, verduras e alimentos com alto índice em potássio como a batata, feijão, abóbora, abacate, banana, mamão e damascos secos.”

2-      Exercícios são sempre um “a mais”

“Ter o hábito de praticar exercícios físicos é um dos cuidados indispensáveis, pois é uma forma mais natural de ajudar no desinchamento do corpo. Malhar contribui para uma vida mais saudável e até para o processo de emagrecimento.”

3-      Faça drenagem linfática

“A drenagem linfática é um queridinho no combate à retenção de líquidos, além de ser essencial no pós-operatório de cirurgias plásticas. A drenagem vem de um método de massagem altamente localizada e específica; O método de drenagem manual melhora a circulação e a oxigenação dos tecidos.”

4-      Tome diuréticos naturais

“Os remédios que atuam como diuréticos, devem ser usados somente quando prescritos pelo médico. É importante lembrar que existe suplementação natural e chás que são diuréticos, e auxiliam naturalmente no combate à retenção de líquidos, sem trazer nenhum tipo de risco a sua saúde ou ao seu bem estar. Procure o que se encaixa melhor na sua rotina.”

5 – Automassagens

“Não é apenas a esteticista, biomédica ou massagista que pode te ajudar a cuidar do seu corpo. Com a ajuda de um hidratante, você pode se auto massagear nas áreas onde você nota um acúmulo de líquido maior. Massagens estimulam a circulação e ajudam na eliminação de líquidos e gordura localizada.” – Finaliza