Os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para o desenvolvimento dela, pois é quando aprendem coisas que levarão para a vida inteira.
Portanto, as muitas mudanças que acontecem nesse período nas áreas motora, cognitiva, emocional e social são absolutamente normais e configuram os chamados saltos de desenvolvimento, como explica a Dra. Andrea Bandeira.
“Esses são os momentos em que a criança está aprendendo coisas novas e adquirindo habilidades”, conta a médica.
De acordo com a pediatra, o primeiro salto de desenvolvimento ocorre por volta de 1 mês de vida, quando o bebê começa a ficar mais acordado, consegue fixar o olhar e também a sorrir.
“A primeira manifestação de que a criança está vivendo esse processo é quando ela passa a mamar mais, passa a responder ao toque e quer ficar mais perto dos papais”, esclarece.
Dra. Andrea Bandeira também reforça que os pais e cuidadores precisam estar cientes desses períodos para que possam oferecer o apoio e os estímulos necessários para o bebê continuar a se desenvolver de forma adequada.
“A criança pode chorar mais ou ficar mais agitada, mas tudo vai tranquilizando à medida que ela se adapta às novas habilidades e aos novos aprendizados”, comenta.
Para lidar com essa fase tão cheia de descobertas e novidades, Dra. Andrea diz que a receita é ter muita paciência, muito amor e atenção.
“É importante que os pais façam a criança se sentir segura e estimulada. Além de manter a rotina e olhar atento para evolução dos pequenos” revela.