Hairstylist e tricologista comentam os benefícios e o porque de usar produtos livres desse componente
É comum que na correria do dia a dia haja uma falta de atenção na hora de comprar produtos para os cabelos, afinal, tudo serve para limpar e hidratar, certo? Não, errado! Com as vastas opções que possuem no mercado, atualmente, o sulfato acaba passando despercebido, sendo que é um componente extremamente prejudicial a saúde do seu cabelo.
“Ele pode ser usado em todo tipo de cabelo quando estamos pensando em uma limpeza do couro cabeludo. Uma limpeza mais acentuada, sentindo o cabelo mais oleoso, ressecado, a gente pode usar sim um xampu sem sulfato. O cabelo cacheado e o cabelo crespo são um cabelo que é difícil de penetrar na água e nutriente. Então, o shampoo sem sulfato vai abrir a cutícula dos fios e vai remover tudo que estiver por lá. Por isso, quando pensamos em excelência para tirar a sujeira direto da fibra capilar o xampu sem sulfato é o mais indicado para isso”, explica Lidiane Bastos, tricologista homeopata.
Além de evitar que os fios fiquem quebradiços e sem a hidratação necessária, o shampoo sem sulfato é conhecido por evitar o desbotamento em excesso, assim deixando a cor do cabelo mais viva e com uma duração maior nos fios. A diminuição do frizz e fios menos ressecados são os fatores decorrentes dessa limpeza mais delicada e menos agressiva.
“O shampoo sem sulfato é uma ótima opção para quem sofre de caspa ou dermatite seborreica, quadros que ocorrem muitas vezes devido a coloração ou alisamento. Esse tipo de shampoo vai auxiliar no tratamento desses casos e fazer uma higiene balanceada, sem agredir ou ressecar os fios”, comentou o hairstylist Leo Mathias.
Mas vale lembrar que todo cabelo precisa de uns dias para se adaptar, é normal que os fios fiquem mais oleosos do que o costume, justamente por não ter o sulfato, o fator que “super lavava” o cabelo, tenha paciência e não desista do low poo!