Sintomas dos nódulos na tireóide – É câncer? Especialista explica

Dra. Debora Vianna é Médica Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, um nódulo de tireoide é uma massa de tecido tireoidiano que cresceu ou um cisto cheio de líquido que se forma na tireoide. Existem diferentes tipos de nódulos e eles são como pequenos “caroços” que podem aparecer tanto isolados como múltiplos.

Quando aparece um nódulo, a maior preocupação é o risco de ele ser maligno. Mas, na maioria dos casos, os nódulos da tireoide são benignos. Sabe-se que apenas uma pequena porcentagem de nódulos da tireoide são malignos (câncer)³. De qualquer forma, é essencial marcar uma consulta com seu médico para o diagnóstico adequado.

Recentemente, durante uma demonstração emocionante no programa matinal do SBT “Chega Mais”, o jornalista Paulo Mathias nos trouxe uma revelação surpreendente ao realizar um exame ao vivo, a descoberta de um nódulo em sua tireoide.

Conversamos com a médica especialista em cabeça e pescoço, Dra. Debora Vianna, sobre o assunto e segundo a cirurgiã, os nódulos na tireoide são mais comuns do que imaginamos. “Eles podem ser benignos ou malignos, e é fundamental uma avaliação médica para determinar sua natureza e existe alguns sinais que não podemos ignorar como nódulos visíveis ou palpáveis no pescoço, dificuldade ao engolir alimentos, mudança na voz, esses são alguns sinais que precisamos observar”, afirma a especialista.

Dra Debora pontua que detectar os nódulos precocemente é a chave para um tratamento eficaz. “Uma vez identificada a suspeita do nódulo, o exame de escolha é a ultrassonografia. Com ela, é possível identificar o tamanho, a forma, a coloração e possíveis áreas de calcificação do nódulo de tireoide. A partir dessas características, podemos avaliar e definir se o nódulo é maligno ou não”.  Pontua. “Em alguns casos, pode ser necessário realizar a punção aspirativa por agulha fina do nódulo. Com ela, algumas células são extraídas e analisadas em laboratório”, acrescenta a especialista.

No caso do apresentador Paulo Mathias, do SBT, se tratava de um nódulo pequeno e misto, sólido e cístico, com classificação T-RADS 3. Apesar do susto, a chance de que seja maligno é menor que 5%.

Em caso de dúvidas sobre o Nódulo de Tireoide, acompanhe o instagram da Dra Debora Vianna: @dradeboramvianna

 

Free Porn