Telma Abrahão, autora de Best-seller sobre educação infantil dá dicas de como criar filhos responsáveis | Contei

É na infância que devemos ensinar o que significa responsabilidade, através de pequenas atitudes diárias, cada um cuidando do que é seu e depois ajudando a cuidar do todo. Aprender a colaborar, a participar e a ser útil.

Crianças pequenas também já podem aprender a guardar seus brinquedos, a tirar o prato da mesa, a organizar sua própria bagunça. Claro que precisam de orientação, mas são totalmente capazes e amam participar.

Ensinar essas habilidades para um adolescente que não aprendeu a colaborar na infância da mais trabalho, mas mesmo assim ainda é possível.

Vejam 8 dicas que você pode colocar em prática agora mesmo!

1) Ensine seu filho a cuidar do que é dele, a guardar os sapatos, a colocar roupa suja no cesto, a cuidar do material escolar, da bicicleta….

2) Prefira elogiar as atitudes às características inatas: “Uau, você se esforçou e conseguiu andar de bicicleta sozinho, parabéns!

3) Não faça pelo seu filho o que ele consegue fazer por si mesmo.

4)Deixe seu filho arcar com as consequências de suas atitudes. Se esquecer a chuteira do futebol no dia do treino, não vai poder jogar. Da próxima vez ele se lembrará.

5)Converse com seu filho amorosamente, estabeleça regras e coloque limites claros.

6) Estabeleça rotina e faça combinados. Ex: “Você pode assistir TV assim que terminar a lição de casa.” Combine o tempo permitido para a TV e cumpra o combinado.

7) Não faça pelos seus filhos o que eles podem fazer sozinhos. Estimule-os!

8) Seja pontual, cumpra com a sua palavra, respeite as regras. Os filhos copiam o nosso modelo

São essas pequenas lições aprendidas no dia a dia que mais tarde criará um adulto que sabe se cuidar, que respeita o próximo, que colabora em casa, na escola e mais tarde, no trabalho e na sociedade e onde vive.

Acompanhe Telma Abrahão no Instagram: www.instagram.com/telma.abrahao

Imprensa concedida por: Roberta Nuñez – RN Assessoria Imprensa