Tireoide na adolescência: médica especialista em cabeça e pescoço explica como lidar
Dra. Debora Vianna é médica cirurgiã especialista em Cabeça e Pescoço
É muito comum as alterações na tireoide se manifestarem em adultos, mas elas podem surgir em qualquer etapa da vida. Apesar de ser mais frequente na vida adulta, crianças e adolescentes não estão imunes ao aparecimento de disfunções tireoidianas, como hipotireoidismo e hipertireoidismo, podendo nascer – inclusive – sem a glândula da tireoide.
Segundo a Médica Cirurgiã, Especialista em Cabeça e Pescoço, Dra. Debora Vianna, a tireoide é uma glândula que produz hormônios que afetam o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo.
“Problemas como hipotireoidismo e hipertireoidismo podem ocorrer na fase da adolescência, afetando o corpo e o bem-estar dos adolescentes”, comenta.
Dra. Debora aponta que os cuidados com a alimentação também são muito importantes para manter a tireoide regulada.
“Além disso, é importante para manter uma dieta equilibrada com alimentos fonte de fibra, iodo, selênio, zinco e cobre, que são nutrientes necessários para o bom funcionamento desta glândula”.
A especialista acrescenta ainda que, com o diagnóstico e tratamento adequado, é possível garantir um desenvolvimento saudável e uma melhor qualidade de vida.
Se você gostou dessa matéria e gostaria de saber muito mais sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar continue acompanhando a coluna.