Na linha de frente da educação inclusiva, Gizelle Vicentini, uma educadora com anos de experiência, está redefinindo o que significa ensinar alunos com deficiência em ambientes educacionais regulares. Ela combina tecnologia, treinamento e uma forte parceria com os pais para criar um espaço onde todos os alunos, independentemente de suas habilidades, sejam valorizados e possam prosperar.
“A inclusão não é apenas uma prática pedagógica; é uma filosofia que permeia cada aspecto do meu trabalho”, explica Gizelle, destacando a profundidade de seu compromisso. “Acredito que todos os alunos, independentemente de suas habilidades físicas, cognitivas ou sensoriais, merecem uma educação que respeite suas necessidades e valorize suas contribuições.”
Para alcançar esse objetivo, Gizelle tem sido uma pioneira no uso de tecnologias assistivas. Em colaboração com especialistas em tecnologia, ela desenvolveu e implementou uma variedade de ferramentas que permitem que alunos com diversas deficiências participem ativamente das atividades de aprendizagem. “Adaptar essas tecnologias e garantir que sejam acessíveis a todos os alunos tem sido uma parte essencial do meu trabalho”, afirma Gizelle.
Além do uso de tecnologia, Gizelle conduz treinamentos regulares para seus colegas educadores, compartilhando técnicas e estratégias para tornar suas metodologias de ensino mais inclusivas. “Esses workshops são fundamentais para disseminar a importância da educação inclusiva e garantir que ela seja implementada eficazmente em todas as salas de aula”, diz ela.
A educadora também enfatiza a importância de manter uma comunicação aberta com os pais dos alunos, que ela considera parceiros essenciais no processo educativo de seus filhos. “Essas interações ajudam a construir uma ponte entre a escola e o lar, garantindo que o apoio à educação do aluno seja abrangente e coeso”, explica Gizelle, ressaltando o papel vital dos pais no sucesso educacional dos alunos.
Gizelle é incansável em seu objetivo de não apenas cumprir as obrigações legais de inclusão, mas de enriquecer a comunidade escolar e aprender com a diversidade de experiências que cada aluno traz para a sala de aula. “A inclusão efetiva de alunos com deficiência é mais do que uma obrigação legal; é uma oportunidade para enriquecer nossa comunidade escolar e aprender com a diversidade de experiências que cada aluno traz para a sala de aula”, afirma ela.
Continuamente comprometida com a promoção e implementação de práticas educativas que celebram cada aluno como um indivíduo valioso e capaz, Gizelle Vicentini está transformando a educação inclusiva. Seu trabalho não só cumpre os padrões de acessibilidade mas também prepara o terreno para um futuro onde cada aluno pode verdadeiramente prosperar.
Esta reportagem destaca a abordagem abrangente e apaixonada de Gizelle na redefinição das práticas educativas inclusivas, demonstrando como sua filosofia e métodos estão fazendo uma diferença real na vida dos alunos e das comunidades que ela serve.
Para saber mais acesso a rede social do Linkedin.