Tratamento para dermatite atópica em Duque de Caxias
A dermatite atópica é uma condição crônica inflamatória da pele que pode afetar a qualidade de vida e colocar uma carga pesada sobre os pacientes e seus entes queridos.
Caracterizada pela pele seca e vermelha que coça e pode rachar, escorrer e sangrar, a dermatite atópica pode afetar pessoas de todas as idades. Mas você pode realizar o tratamento para dermatite atópica em Duque de Caxias.
A dermatite atópica pode ocorrer em qualquer lugar da pele, mas muitas vezes é encontrada nas dobras dos braços e costas dos joelhos.
Como a dermatite atópica é uma doença crônica, às vezes requer manejo diário.
A dermatite atópica também pode ser caracterizada de acordo com sua gravidade, que pode variar de leve a grave.
Se você está com os sintomas saiba que a dermatite atópica pode ser tratada por um alergista em Duque de Caxias.
Confira abaixo, as causas e onde você pode realizar o tratamento para dermatite atopica no Rio de Janeiro:
Como a dermatite atópica se manifesta?
Erupções de cor vermelha associadas à coceira intensa estão entre as principais manifestações de uma pele com dermatite atópica.
Caracteriza-se pela secura persistente.
Acredita-se que a barreira cutânea (a camada mais superficial da pele, que nos protege de agressões externas como temperatura, raios ultravioletas, alérgenos, bactérias e poluição), não exerce sua função de defesa devido ao fato de não estar intacta.
Portanto, permite que alérgenos e patógenos entrem nas camadas profundas da dermes, desencadeando um processo inflamatório seguido de coceira.
Geralmente isso leva ao aparecimento de arranhões que causam alterações na pele e diminuem implicitamente o limiar de sensibilidade a estímulos externos (hiperreatividade da pele).
Em crianças, coceira pode causar:
- Irritabilidade;
- Agitação;
- Choro descontrolado;
- Interrupção do sono à noite.
Distúrbios digestivos como cólica, vômito e diarreia, causados por diversas alergias alimentares, também podem ser comuns entre crianças que sofrem de dermatite.
Tipos e a gravidade da dermatite atópica
A gravidade da dermatite atópica é frequentemente avaliada e identificada a partir dos sintomas físicos do paciente e da superfície corporal afetada:
- Dermatite atópica leve manifesta-se por áreas de pele seca e coceira pouco frequente, com ou sem pouca vermelhidão.
- A dermatite atópica moderada manifesta-se por áreas de pele seca, coceira frequente e vermelhidão, com ou sem rachaduras localizadas ou endurecimento da pele.
- Dermatite atópica grave se manifesta por extensas áreas de pele seca, coceira incessante e vermelhidão com ou sem rachaduras na pele, endurecimento extensivo da pele, sangramento, escorrendo, rachaduras e pigmentação prejudicada.
Causas e fatores para dermatite atópica
A dermatite atópica é acompanhada em alguns pacientes por comorbidades atópicas, como rinite alérgica, asma ou alergias alimentares.
Pesquisas científicas recentes mostram que a resposta inflamatória tipo 2 envolvida na dermatite atópica também está envolvida na asma.
Assim, doenças que apresentam sintomas diferentes têm origem comum: é um elemento importante na compreensão dessas patologias e também um elemento fundamental para o desenvolvimento de novos tratamentos.
Diversos fatores contribuem para o aparecimento de dermatite atópica, como:
- Predisposição hereditária: cerca de 70% dos pacientes têm histórico familiar de atopia, por isso, fatores genéticos são muito importantes.
- Alteração da barreira cutânea: como resultado de distúrbios do metabolismo lipídico na epiderme, caracterizada por pele muito seca.
- Anormalidades imunológicas: como elementos agravantes das lesões cutâneas pré-existentes.
Sintomas: como a dermatite atópica surge e como ela evolui
Esta doença inflamatória crônica da pele muitas vezes se manifesta na infância na forma de uma erupção cutânea associada à coceira intensa.
Além disso, a maioria dos afetados não pode deixar de arranhar a pele, o que irrita ainda mais a área causando infecções, prejudicando a função de barreira da pele.
Quase 50% das pessoas com eczema têm histórico familiar de doenças alérgicas. Os sintomas da dermatite atópica podem variar de pessoa para pessoa. Estes podem ser:
- Pele seca.
- Coceira, que pode se tornar severa, especialmente à noite.
- Manchas avermelhadas, especialmente nas mãos, pés, tornozelos, pulsos, peito, pálpebras, dentro das dobras do joelho e cotovelo, e em recém-nascidos, no rosto e couro cabeludo.
- Feridas que podem deixar traços de fluido ou cujas crostas podem ser removidas se arranhadas.
- Pele escamosa, espessa e rachada.
- Pele sensível ou inflamada devido a arranhões.
A dermatite atópica geralmente começa antes dos 5 anos e pode persistir na adolescência e na idade adulta. Em alguns casos, ela reaparece periodicamente, após o qual passa por um período mais ou menos longo.
Quando procurar o conselho de um médico?
Você marcar uma consulta com o alergista quando:
- Há tanto desconforto que a doença afeta o sono e atividades diárias;
- Você tem uma infecção de pele (se houver listras avermelhadas, escamas amarelas ou lombadas com pus);
- Os sintomas persistem apesar de alguns remédios caseiros.
Também é importante procurar atendimento médico imediato se uma criança tem eczema que aparece infectada ou tem febre.
Diagnóstico
Não são necessários exames de sangue para identificar dermatite atópica.
Provavelmente, o médico fará o diagnóstico depois de examinar a pele e perguntar sobre o histórico médico.
O alergista pode eventualmente realizar testes específicos para identificar alergias e descartar outras doenças de pele.
Se você suspeitar que certos alimentos causaram uma erupção cutânea, você deve informar para que o alergista possa identificar outras possíveis alergias alimentares.
Tratamento para dermatite atópica em Duque de Caxias
Dermatite atópica pode ser uma condição persistente e muitas vezes você tem que tentar vários tratamentos antes de começar a controlar a doença.
No entanto, reconhecer os sintomas com antecedência, de modo a iniciar o tratamento o mais rápido possível, é a estratégia recomendada.
Em geral, o tratamento envolve imunoterapia dessensibilizante com vacinas antialérgicas.
As injeções alérgicas têm sido mais eficazes no tratamento de pessoas com dermatite atópica mais grave, bem como para pessoas com alergias a ácaros como um gatilho para sua dermatite atópica.
Na imunoterapia sublingual, o resultado é redução dos sintomas alérgicos, redução da quantidade de medicamentos antialérgicos necessários e possibilidade de cura de sintomas alérgicos.
Semelhante às injeções alérgicas, a vacina sublingual tem sido usada para tratar rinite alérgica, conjuntivite alérgica e asma alérgica.
Na Clínica Brasil Sem Alergia localizada em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, você pode realizar o tratamento que irá controlar e aliviar os sintomas de sua dermatite atópica.
Não perca tempo, entre em contato agora mesmo e agende já uma consulta no telefone Telefone: +55 (21) 4063-8720 ou WhatsApp: +55 (21) 99374-2042.