Produtores de conteúdo, celebridades e políticos são as categorias que utilizam o Instagram para fazer negócios. E, para gerar mais credibilidade junto ao público e conseguir melhor remuneração – ou permutas – nada melhor que obter o selo azul de conta verificada da rede social, disponível para solicitação desde junho de 2018.
O selo tem o único objetivo de provar que você é você, sem a necessidade de colocar ‘oficial’ no nome de usuário ou posar com um calendário na mão. Contudo, conseguir esse selo não é uma tarefa fácil, e demanda uma série de processos junto ao Facebook, dono do Instagram, mas que até agora estavam distantes do grande público.
O empresário Cearense Jadson Lira, CEO da SotialGroup, resolveu detalhar o caminho para chegar ao selo azul. Depois de assessorar mais de mil procedimentos do tipo, o especialista abre o jogo sobre como ter uma conta verificada.
Um dos mitos que Lira desvenda é a relação direta entre número de seguidores e o selo azul. O que importa, de acordo com o empresário, é a relevância da pessoa que deseja obter a verificação oficial de conta.
“O número de seguidores não importa. Já presenciamos casos de pessoas com 5 mil seguidores sendo aprovado ao selo. A melhor estratégia para a tentativa do selo é com artigos publicados na imprensa, que comprovem que você é uma pessoa pública ou de relevância social. Não tenho conhecimento de outro argumento plausível ao selo. Ao juntarmos os documentos, as provas, e os artigos na imprensa, temos de argumentar que a pessoa é de fato uma pessoa famosa e que o selo a protege de hackers e a condecora, para confirmar que a pessoa é realmente quem diz ser”.
Jadson Lira, CEO da empresa Sotial Group
O método utilizado pelo especialista pode ser aplicado até em pessoas comuns e trabalha, antes de pedir o selo azul, a relevância do candidato: “Não existe pessoas comuns, existem pessoas que não investem em uma assessoria de imprensa para serem notadas. Isso é uma questão de marketing pessoal”, afirma.
A base do trabalho junto ao Facebook é a argumentaçao. A empresa envia um clipping com publicações relevantes em sites noticiosos em um período determinado. Entre os perfis que conseguem o selo com mais facilidade estão os políticos.
Por fim, Lira deixa o alerta para que aqueles que desejam que sua conta tenha a chancela oficial no Instagram não caiam em golpes.
“Não existe nenhuma empresa que responda pelo Facebook. Uma empresa grande como o Facebooknão vai fechar parcerias com nenhuma empresa colocando seu nome em risco caso tenha algum problema, isso é o óbvio. Então se alguém disser que trabalha no ou com o Facebook, ou tem algum vínculo, desconfie. Também não pague a nenhum profissional que alegue obter para você o selo antes de consegui-lo, ou pode acontecer de você não ter o selo e nem mais o seu dinheiro. São inúmeros casos como esse“
Jadson Lira, CEO da empresa Sotial Group.