Uma cobertura com raízes | Contei

O processo de paisagismo narrado desde a sua criação

O espaço gourmet do ator Joaquim Lopes e da esposa Marcella Fogaça foi um projeto e tanto. Em tons de azul remetendo as cores do mar, a cobertura duplex no Leblon ganhou um ar completamente diferente. A paisagista Rayra Lira da J Lira Green contou alguns detalhes do resultado final, sobre como as plantas escolhidas precisaram entrar em harmonia com a decoração da cobertura e seu processo para pensar no paisagismo do projeto.

“Primeiro passo é traçar o perfil dos clientes. A partir daí, saber se tem uma planta de memória afetiva, o tipo de planta que eles gostam, qual estilo de jardim eles mais apreciam. Ficou determinado que o casal nutre muito prazer na culinária e em cozinhar. A partir desse perfil traçado, começamos a desenvolver o paisagismo.”

As plantas utilizadas foram murta colônia e hortaliças em geral, além de itens e plantas já existentes no apartamento do casal que ajudaram a compor a decoração; Os temperos foram escolhidos à dedo, bem como as ervas aromáticas para banhos anti-inflamatórios relaxantes.

“No local, já havia tinha um conjunto todo acoplado de chifre de veado – uma planta – e nós resolvemos suspender com correntes e utilizá-lo como peça escultural logo quando você entra na cobertura. Parece uma obra de arte.”

Quando se menciona tendências, a paisagista é enfática sobre seu modo de trabalhar. Rayra quer jardins que não sejam apenas esteticamente agradáveis, mas também funcionais para quem os mantém.

“A meta é que os jardins não sejam só belos, mas úteis, fazendo o uso de frutíferas e hortaliças que sejam não só cultivadas no local, e sim que haja o cultivo da prática na casa de cada pessoa.”

Quando mencionamos a parceria com a arquiteta Cristina Côrtes, – idealizadora do projeto. – Rayra conta de sua licença para liberdade criativa.

“A arquiteta Cristina Côrtes é marcante por ser detalhista e saber bem o que quer e como quer. Ela me deixou livre para criar, mas passou um feedback referente ao projeto, cores e tonalidades que ela iria usar junto com o perfil do casal – Que eles gostam de cozinhar, tem um estilo de vida saudável.”

E parece que a parceria foi muito bem desenvolvida, o casal considera o novo espaço “Um sonho realizado”.