Uma das médicas mais renomadas de Manaus e São Paulo concede entrevista sobre lentes de contato dental | Contei

Drª Vanessa Reis, cirurgiã dentista, especialista em harmonização orofacial, concedeu uma entrevista na íntegra sobre lentes de contato dental e resina.

Entrevista:

O que são as lentes de contato dental ?

São lâminas finas de porcelana ou resina composta que são confeccionadas ou cimentadas sobre os dentes. São indicadas para pessoas que possuem alguma insatisfação com alteração de forma, cor, tamanho e alinhamento dos seus dentes naturais.

Qualquer pessoas pode realizar esse procedimento?

Sim, a partir dos 18 anos de idade qualquer pessoa, estando com a saúde bucal em dias pode realizar procedimentos estéticos dentais.

Tem algum preparo antes ?

Na confecção das lentes de porcelana é feito um pequeno desgaste para possibilitar a adesão do material sobre o dente. Durante a confecção da lente em laboratório o paciente usa um mock up(provisório) sobre os dentes desgastados até o dia da cimentação definitiva. Na confecção de lentes/facetas de resina composta não há desgaste dentário e, na maioria dos casos, não há necessidade de moldes e fase laboratorial, sendo as facetas confeccionadas de forma direta em uma única sessão.

Cuidados após o procedimento?

Cuidados de higiene bucal são indispensáveis (escovação e uso de fio dental), além disso as idas ao dentista devem ser mais frequentes, sendo a cada 6 meses.

Qual a diferença entre as lentes de contato de porcelana e a as facetas de resina?

As lentes de contato de porcelana são confeccionadas em duas etapas: laboratorial e clínica. É feito desgaste dentário e posteriormente cimentação dessas películas. As lentes ou facetas de resina são normalmente feitas em uma única etapa: clínica. Não há desgaste dentário, raramente é feito molde para enceramento em laboratório, a resina é esculpida de forma incremental sobre o dente natural. Porém há necessidade de polimento a cada 6 meses ou pelo menos uma vez ao ano.

Há um tempo de duração nos dentes e tem manutenção?

Em casos de lentes de porcelana a longevidade costuma durar de 10 a 15 anos.
Em casos de facetas de resina de 8 a 10 anos. Se houver cuidado correto de higiene pelo paciente e levando em conta os materiais de alta qualidade existentes no mercado atual a longevidade pode ultrapassar esse período.

Dra, a um tempo os artistas vem postando os dentes sem as lentes e tem viralizado por conta do desgaste nos dentes… é normal ?
Todo paciente passa por isso?

Em casos de lentes de porcelana sempre vai haver desgaste dentário, porém, a extensão desse desgaste depende de cada caso e do planejamento do profissional. Em casos de facetas de Resina não há nenhum desgaste dentário, ou seja é um procedimento reversível pois o dente natural estará sempre íntegro abaixo das facetas, no entanto e necessário retorno a cada 6 meses para manutenção e polimento.

Fonte;
Vanessa Reis – CRO/AM 5195
Instagram:
@dra_reis