Luca Moreira: O café! Uma bebida que alguns tomam para se manterem acordados e outros apenas pelo puro prazer de se deliciarem. Mas você sabia que essa bebida vai muito além desses benefícios?

Também chamado de “rubiaceae”, nome pelo qual é denominado no seu país de origem, a Arábia, que propagou a planta na cultura popular. Nessa época tinham o completo controle de seu cultivo e preparação.

Atualmente no Brasil são produzidas todo ano quase 3 milhões de toneladas de grãos de café, fazendo dela uma das bebidas mais consumidas diariamente pela população.

Apesar dessa produção toda, os brasileiros ainda não lideram em quantidade de consumo, perdendo para a Finlândia, onde cada pessoa chega a tomar 13 quilos de café por ano, superando nossa população de cinco quilos. E com tanta produtividade não é de se espantar que ele possa ter tanta diversidade, pois para cada paladar existe um tipo diferente de grão. Além do tradicional café expresso e do delicioso cappuccino, também existe, entre outros, o “Ristretto”, “Corretto”, o “Irish” que também é muito apreciado junto a uma dose de whisky, o “Macchiato”, “Moka”, e é claro o café com leite.

Devido a sua importância e influência no mundo todo, no dia 14 de abril é comemorado o Dia Internacional do Café, e que melhor ocasião que essa para conhecermos os maiores benefícios que essa bebida nos traz:

O primeiro de muitos efeitos dele, é que além de ser saudável, ele também melhora o funcionamento do fígado. Pesquisas apontam que beber entre quatro e cinco xícaras por dia, reduz 80% as chances de uma cirrose no organismo. Os nutrientes também não ficam de fora, porque ele é uma grande fonte de antioxidante, contendo vitaminas como a B2, B3, e B5, além de manganês, magnésio e potássio.

A principal substância contida na bebida, a cafeína é considerada um potente estimulante psicoativo, que é a responsável por manter-nos acordados, estimular o trabalho do cérebro e de acelerar o raciocínio. Além disso, a cafeína contribui para a redução de várias doenças como Parkinson, diabetes, depressão, doenças cardíacas, demência e até mesmo o câncer.

Muitas pessoas pensam que o café só serve para te deixar mais disposto e agitado, não é verdade. Dependendo do organismo da pessoa que está bebendo, ele também tem o efeito de deixa-lo mais calmo e sonolento. O aroma do café altera a composição de uma proteína dentro do cérebro associada ao estresse, aliviando assim a privação do sono.

E claro! Não vamos esquecer do bom humor que aquele cheirinho e o sabor inconfundível do café nos traz de manhã. Então, vai um cafezinho aí?