Você sabia que o cigarro e o consumo excessivo de álcool são as principais causas do câncer de laringe? Veja o que diz especialista

Debora Vianna é médica, especialista em cabeça e pescoço

A laringe é um órgão em forma de pirâmide constituído por cartilagens, músculos e membranas. Ela está localizada na região da garganta, entre a traqueia a base da língua, da qual é separada pela epiglote, uma espécie de válvula que se fecha durante a deglutição e abre-se para permitir o fluxo de ar durante a respiração.

A laringe pode ser dividida em três diferentes compartimentos: subglote, glote e supraglote. É na glote que estão as cordas vocais, pequenas pregas que vibram com a passagem do ar e fazem parte do aparelho fonador.

A médica Especialista em Cabeça e Pescoço, Débora Vianna, aponta quais são os fatores de risco da doença. A associação entre tabagismo e uso habitual de bebidas alcoólicas aumenta consideravelmente o risco de desenvolver a doença”, conta a especialista.

Debora conta ainda que em torno de 95% dos casos o câncer mais prevalente na laringe é o carcinoma epidermoide. “E o diagnóstico é feito através de uma laringoscopia com biopsia, e o estadiamento é realizado por tomografias, ressonância magnética e pet/ct”.

Rouquidão costuma ser o sintoma inicial do câncer de laringe e, geralmente, está associada a um tumor na glote ou na subglote. Quando ele está situado acima da glote (supraglote), os sintomas são dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e sensação de um corpo estranho na altura do pescoço. Quando se encontra abaixo da glote (subglote), pode provocar dificuldades respiratórias.

Descobri o câncer e agora?

De acordo com a cirurgiã de cabeça e pescoço, o tratamento do câncer de laringe leva em consideração o estádio da doença e conta com alguns recursos como quimioterapia, radioterapia e cirurgia. “Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de cura que podem atingir índices superiores a 90% nos quadros iniciais. Em estádios avançados, o tratamento costuma ser multimodal: cirurgia associada a radioterapia e quimioterapia”, finaliza a médica.

*Publicado por Jairo Rodrigues

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Free Porn