O WhatsApp deve liberar nos próximos dias uma atualização que vai permitir o acesso a novas funcionalidades do sistema. Uma delas, que deve ser implementada em breve, é a possibilidade de ouvir os áudios que serão encaminhados aos seus contatos antes de enviá-los.
Essa nova funçãoestá em operação na versão Beta do sistema.Mas sua inclusão é certano “pacote” de atualizações que estão sendo incorporadas à plataforma em sua versão nativa ao longo das próximas semanas
Além disso, há outras novas medidas que devem entrar em funcionamento até o final do ano. Entre elas está o recurso de configuração de mensagens temporárias.Ele vai permitir que o usuário determine a exclusão automática de mensagens do seu histórico após determinados períodos de tempo. Veja nesse artigo como vão funcionar essas novas medidas
Como funcionam os novos recursos de áudio do WhatsApp
De acordo com reportagem publicada no site da CNN Brasil,nesta terça-feira (14), a principal finalidade do novo conjunto de atualizações do sistema é garantir a segurança e privacidade do usuário.
Para utilizar o novo recurso, o usuário deve gravar o áudio no modo “mãos livres”.Ou seja, após pressionar no ícone de gravação, é necessário deslizar o dedo para cima. Isso irá “travar” o registro do áudio. Dessa forma, é possível ouvir o que foi gravado até então, o que concede ao usuário a chance de decidir de mantém a gravação ou realiza um novo registro de áudio.
Veja como efetuar a gravação de áudio a partir do modo “mãos livres” a seguir:
- Acesse uma aba de conversa com algum contato;
- Pressione no microfone e deslize o dedo para cima;
- Nesse momento, você pode removê-lo e gravar a mensagem sem a necessidade de ficarpressionando o microfone;
- Para ouvir antes de enviar a mensagem, aperte no ícone de parar e depois, no ícone de reproduzir para ouvir sua gravação.
- Para concluir o processo, clique em enviar, ou então no ícone de lixeira para excluir a mensagem de voz.
Como funcionam os novos recursos de privacidade do WhatsApp
As alterações feitas dizem respeito à forma como as pessoas que não estão incluídas na sua lista de contatos veem as suas informações sobre o acesso ao app. De acordo com a administradora do sistema, o reforço das medidas de privacidade do WhatsApp visa adicionar mais camadas de proteção à privacidade de seus usuários. Isso irá coibir práticas como cobranças excessivas fora do horário de trabalho, espionagem e stalking.
Em suma, com a adição dessa nova camada de privacidade, os usuários que não fazem parte da sua lista de contatos não podem ser se você está online e nem a última vez em que abriu o aplicativo.
A função deve entrar em operação ao longo das próximas semanas de forma simultânea em dispositivos Android e iOS, valendo tanto para contas comerciais como pessoais.
A partir do momento em que a atualização for disponibilizada para os seus usuários, o sistema automaticamente vai passar a funcionar com esse recurso sem a necessidade de uma “ativação”, ou seja, passará a ser uma das funções nativas.