Planejar atividades de alfabetização pode parecer uma tarefa intimidadora, mas existem várias abordagens que podem tornar o processo muito mais fácil e agradável.
No mundo moderno, muitos pais e professores estão preocupados com os níveis de alfabetização de seus alunos e filhos em geral.
Como muitas pessoas hoje em dia estão ocupadas, encontrar tempo para se envolver em atividades educativas com seus filhos pode ser difícil se você não elaborar estratégias certas para isso.
“Onde conseguir atividade para crianças?” Sabendo que você faria essa pergunta, compilamos uma lista de nossas dicas favoritas para planejar, para que você possa garantir que seus filhos estejam aprendendo enquanto ainda se divertem!
1. Comece com um propósito
Pais e professores podem querer criar atividades de alfabetização que ajudem seus filhos a aprender o básico da leitura.
Uma atividade de alfabetização não é difícil de criar e pode ser divertida tanto para a criança quanto para o adulto. No entanto, esse tipo de lição deve ter um propósito para valer a pena.
Por exemplo, se você está trabalhando com pequenos textos para leitura, esta é uma oportunidade para trabalhar no reconhecimento de letras, bem como desenvolvimento de habilidades finas de coordenação motora.
Outra forma de tornar as atividades de alfabetização envolventes é associando textos curtos com projetos de arte que requerem mais foco do que apenas desenho. Isto é:
- Colorir uma página em preto e branco de um velho livro de colorir;
- Ou recriar uma paisagem em 3D usando caixas de papelão empilhadas juntas.
Ao criar atividades de alfabetização é importante que elas também sejam apropriadas para cada idade.
2. Torne-as algo divertido
Para criar atividades de alfabetização envolventes, incorpore algumas lições que tornem a atividade divertida. Por exemplo, você pode encontrar maneiras de incorporar o canto durante os estudos.
Cantar incentiva a contação de histórias e pode envolver até os participantes mais relutantes.
Ainda assim, é importante encontrar maneiras com as quais as crianças possam se sentir empoderadas para que possam participar das atividades por conta própria.
Incorporar o canto em uma atividade de alfabetização proporciona a oportunidade de quebras cerebrais.
Durante esses intervalos, pode ser uma boa fazer exercícios finos de coordenação motora (por exemplo, pintura) ou outra atividade que dá às crianças outra coisa para se concentrar durante seu processo de alfabetização.
Ao criar um ambiente envolvente e escolher atividades que se encaixem nos objetivos que você tem em mente, você ajudará seus alunos a aprender a ler e escrever mais rápido, reter o que aprendeu por mais tempo e encontrar prazer em ler e escrever de forma independente ou com outros.
Você pode até recorrer a atividades de alfabetização para imprimir online. Assim, você pode incrementar seus exercícios, entregando sempre algo novo para seus alunos ou filhos.
3. Solte a criatividade
Se você quer criar uma atividade de alfabetização rica no compartilhamento de experiências e aprendizados com as crianças, uma das coisas mais fáceis de fazer é deixá-las fazer por conta própria. É isso mesmo que você leu!
Forneça alguns papéis e lápis de cor e deixe sua imaginação correr solta, os dando a liberdade de escrever histórias, desenhar imagens e outros esforços artísticos.
Outra ideia é oferecer pequenos textos para leitura dos quais elas podem preencher palavras faltantes. Ler isso em voz alta ajuda tanto a sua compreensão de leitura quanto habilidades de coordenação motora!
4. Para os pais: esteja presente em cada etapa
Não basta apenas ensinar aos seus filhos habilidades de alfabetização. Você também precisa engajá-los em atividades que promovam essa habilidade.
Para isso, os pais podem usar qualquer um dos seguintes métodos:
- Textos curtos para leitura: por exemplo, a leitura de alguns poemas e textos de rimas para acostumá-los com padrões em palavras e linguagem;
- Atividades de coordenação motora fina: atividade que inclui tarefas como montar brinquedos, desenhar diferentes formas com lápis de cor, etc.;
- Outra maneira de implementar a alfabetização no seu dia a dia é a incorporando em gincanas familiares. Às vezes, um jogo de tabuleiro terá letras correspondentes nas cartas ou elas estarão combinando cores, então por que não transformá-lo em uma lição onde você ensina ao seu filho o que cada cor significa?
- Finalmente, outra maneira de ajudar a promover as habilidades de alfabetização precoce é lendo livros em voz alta sobre personagens reais.
Quando identificamos semelhanças entre si e outras pessoas nas páginas de um livro, muitas vezes as crianças se sentem mais motivadas a se tornarem melhores leitoras porque querem saber o que acontecerá a seguir!
5. Adote diferentes abordagens para diferentes alunos
Uma maneira de trabalhar as habilidades de compreensão é lendo a mesma história para uma criança com diferentes fins ou perguntas que estimulem a interação. Com esta atividade, as crianças podem comparar a história enquanto a recontam em suas próprias palavras.
Quebra-cabeças são outra grande oportunidade para trabalhar sua mente, ajudando as crianças a fortalecer as habilidades de memória e novos conceitos.
Para os alunos mais velhos, chegar a uma linguagem cativante que prende os leitores a uma narrativa é fundamental.
As crianças podem se revezar com o diálogo sobre um determinado cenário ou tópico e, em seguida, lê-lo em voz alta juntos.
Para crianças mais novas, manter um diário é uma maneira eficaz de construir vocabulário porque as crianças aprendem novas palavras as ouvindo em voz alta e as vendo escritas em uma frase ou parágrafo.
Projetar atividades de alfabetização práticas, envolventes e pensativas – compartilhe essas ideias com outros pais e professores
O objetivo do Mestre do Saber é criar experiências ricas e envolventes que incentivem o amor pela educação.
Essas 5 dicas ajudarão você a projetar atividades de alfabetização que são práticas, envolventes e reflexivas. E no processo, você pode até compartilhar essas ideias com outros pais e professores para tornar o processo de aprendizagem mais prático.
Muitas vezes, as atividades de alfabetização são excessivamente simplistas ou muito difíceis. E trabalhar para planejar atividades engajadas é um passo fundamental para atender às necessidades das crianças e de qualquer família.
Ao projetar uma atividade, é importante levar em conta as maneiras pelas quais uma criança interage com seus estudos. Ainda assim, se você tiver dificuldades para planejá-las, considere as atividades de alfabetização para imprimir do site Mestre do Saber.
Ao planejar dessa forma, você terá uma atividade que suporta o engajamento dos pais e a aprendizagem dos alunos em todas as etapas do processo.