Como passar no vestibular de primeira?

Passar no vestibular pode ser um dos principais objetivos de quem é focado em seus estudos para poder, muitas vezes, ganhar bolsas de estudo de qualidade que podem descontar grandemente o preço do ensino superior de escolha da pessoa ou até mesmo oferecer uma vaga em grandes universidades com nome reconhecido nacionalmente e até internacionalmente. Por isso, uma das grandes questões que muitos jovens e até adultos que participam de vestibulares é como passar nele de primeira, sem ter que se preocupar muito com os resultados.

Vestibulares no Brasil, hoje em dia, oferecem diversas opções. O ENEM, por exemplo, é um dos mais populares entre os jovens, pois é uma das primeiras opções para quem ainda está no ensino médio ou acabou de sair dele e deseja buscar o ensino superior com uma vaga com descontos dentro de uma boa instituição de ensino. Mas não há como negar que todos vestibulares são muito temidos, enquanto o ENEM leva a posição número um em popularidade, por ser de fácil acesso para qualquer pessoa no Brasil, é preciso notar que existem muitos vestibulares diferentes que são a principal forma de ingressar na universidade no Brasil.

Cada uma dessas provas possuem uma dificuldade diferente e abordam temas gerais de diferentes habilidades apresentadas no ensino médio, desde matemática até a temida redação, que é uma das partes mais importantes de qualquer vestibular para determinar as habilidades de conhecimento, escrita, gramática, desenvolvimento de texto e entendimento de pauta do estudante.

Com tantos assuntos que podem estar presentes nesses vestibulares e com um benefício alto caso a pessoa tirar uma boa nota acima da nota de corte, é preciso entender as formas de passar no vestibular de primeira com uma ótima nota.

Elabore um cronograma de estudos

Quem deseja fazer um vestibular precisa compreender que o tempo normal de sua vida precisa ser dividido com os estudos de forma diária a partir de sua inscrição no vestibular. Se alguém realmente deseja passar nele, especialmente de primeira, é preciso fazer um cronograma de estudos que determine cada assunto para cada dia da semana ou cada habilidade para cada semana do mês.

Esse cronograma pode variar dependendo inteiramente do tempo livre que a pessoa possui em mãos, porém é necessário que haja, ao menos, uma hora de estudos todos os dias para que o participante esteja preparado de fato para o vestibular real.

Estude por meio de mapas mentais

Mapas mentais são formas fáceis de apresentar todas informações em um gráfico com uma alta funcionalidade. A forma mais básica de fazer um mapa mental é escrever ele em um papel, colocando o assunto principal no meio e então utilizando setas para adicionar pontos sobre o assunto. Ou seja, se o assunto é “matemática”, o ponto na próxima seta seria “frações” e então o ponto na seta seguinte as frações pode ser uma explicação básica de frações, alguns exemplos e regras básicas dela.

Refaça provas dos vestibulares que irá prestar

A maioria dos vestibulares disponibiliza as provas online após algum tempo para que qualquer estudante futuro possa usar elas como referência durante seus estudos. De forma óbvia, o conteúdo de um vestibular muda a cada edição, porém é possível estudar da melhor forma realizando a prova em diferentes pontos do estudo até que a pontuação final seja a máxima.

Utilize o método Pomodoro

Muitos encontram a atividade de estudar sendo algo cansativo, repetitivo e até tedioso. Por isso, o método Pomodoro pode ser a melhor forma de praticar os estudos para um vestibular. Ele se trata de um método onde uma atividade é realizada por 25 minutos, então há uma pausa de 5 minutos entre cada 25 minutos, até que um período de 2 horas seja completado. Isso significa que uma pessoa ainda está fazendo o mínimo de 1 hora de estudo por dia, porém de uma forma que não é tão mentalmente exaustiva.

Separe um tempo para estudar redação

É preciso separar um enorme tempo para a redação, desde as possíveis pautas que podem cair nela até a gramática, o desenvolvimento e mais. Existem sites online com várias redações com a maior pontuação de anos anteriores que podem ser usados como exemplos para produzir a própria redação. O mais importante, porém, é saber muito bem os assuntos mais populares e relevantes do ano. Aquecimento global, economia, política e etc. O que quer que seja, é preciso fazer um estudo usando notícias, reportagens e mais.

Conclusão

O mais importante durante o vestibular, porém, não é apenas o estudo. A confiança em si mesmo é extremamente importante para um ótimo resultado. Com o nervosismo é possível que o participante esqueça tudo aquilo aprendido na hora mais importante, que é a participação no vestibular. Portanto, é preciso sempre tentar confiar em si mesmo e no conteúdo aprendido ao longo da rotina de estudos para obter ótimos resultados.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Free Porn