Thiago Moio Pace, também conhecido por Thiago Piraju, por ser natural da cidade do interior de São Paulo, é um meio-campista de 34 anos que vem se destacando nas divisões de acesso na Itália.
Após passar por diversas equipes no Brasil, como Portuguesa-PR, Imperatriz e Icasa, além de atuar no futebol tailandês, o jogador recebeu um convite para ir para a Itália em 2019. Desde então, vem se destacando no país, contribuindo com gols e assistências nas equipes que passou.
“O interesse do futebol Italiano surgiu através de um diretor de um time do país que acompanhava o meu trabalho pelas redes sociais. Todo jogador sonha em atuar no futebol Europeu, pois é onde estão os melhores. Comigo não era diferente. Tem sido uma experiência muito marcante a nível profissional, pois o futebol Europeu tem uma maneira completamente diversa do futebol Brasileiro e Asiático”, comentou o jogador.
O começo de carreira na Europa foi um pouco complicado pelo idioma, mas a adaptação foi rápida, segundo Piraju.
“Foi um pouco complicado, mas com três meses já estava completamente adaptado. A rotina aqui é um pouco diversa do futebol brasileiro, já que no Brasil são dois períodos diários de treinamento e aqui na Europa geralmente é apenas um”, contou.
Na temporada 2021/22, o Tortolì, que era a equipe do brasileiro, ficou apenas dois pontos de fazer história com o título da divisão. Foram 18 vitórias, dois empates e apenas seis derrotas na campanha, superados apenas pelo Tharros, que ficou com o título.
Confira alguns lances de Thiago Piraju:
“Por apenas dois pontos não conseguimos ser campeões e obter o acesso. Ficou marcada essa temporada passada 2021/22 com Tortolì, por pouco não fizemos história naquele clube. O objetivo era trazê-lo novamente a 1° divisão Sarda, mas saímos com o dever cumprido de ter feito uma boa temporada”, disse o jogador, que foi considerado um dos protagonistas não apenas do seu clube, mas de toda a competição, disputando até a final para ser eleito como o craque da temporada.
Já na temporada 2022/23, o destino do meia foi o Monastir Kosmoto. Mesmo com uma rápida passagem, o brasileiro já ganhou destaque, sendo apontado pelo jornal L’unione Sarda como um dos grandes nomes da competição.
“Graças a Deus fiz boas temporadas aqui na Itália. A diferença é que o futebol Italiano é um futebol muito tático, de estratégias, com poucos espaços, diferente do futebol brasileiro que já é um campo mais aberto, disse.
As boas atuações despertaram o interesse de outra equipe italiana, o Luogosanto, atual clube de Thiago Piraju. Na equipe, ele já atuou em seis partidas e busca ajudar na briga pelo acesso.
“Sonhamos com o acesso, que será algo inédito na história, mas perdemos alguns pontos importantes no início do campeonato contra equipes que estão embaixo na classificação. Esses pontos estão fazendo falta agora. Faltam 13 jogos pra acabar o campeonato, vamos tentar somar o maior número de pontos possíveis e no final ver o que acontecerá”, disse o jogador do Luogosanto, atualmente na 7ª posição.
Longe do Brasil há cinco anos, Thiago Piraju falou sobre retornar para os eu país de origem e não descartou que faça a sua aposentadoria em solo brasileiro.
“Penso sim, de estar mais perto da família, voltar ao futebol Brasileiro fazendo mais alguns anos e encerrar a carreira. Não tive contato de nenhum clube recentemente, vamos ver ao final da temporada o que acontece”, finalizou Thiago Piraju.