Conheça Valeria Fomina diretora do Instituto Rússia Brasil
Valéria Fomina é professora de russo, tradutora e a dona do Instituto Rússia Brasil, mais conhecida nas redes sociais como “Uma Russa no Brasil”.
Nascida na Rússia, na cidade Togliatti, Valéria terminou a faculdade de letras e foi morar fora, pois tinha o desejo de aperfeiçoar seu inglês e conhecer o mundo. O primeiro pais foi a Inglaterra, lá ela estudava inglês e foi onde teve seu primeiro contato com os brasileiros.
Quando retornou para a Rússia, ja começou em busca de um emprego no Brasil, mas não viu muitas oportunidades devido ao fato de não falar português.
Foi então que recebeu uma proposta da China para trabalhar como professora de inglês e aceitou de imediato, morou e trabalhou lá por algum tempo.
Mas a ideia de visitar o Brasil e aprender o português continuava firme em sua cabeça.
Ela veio da Rússia para o Brasil a 9 anos (2014) com intuito de aprender nossa língua.
“Ouvi essa língua pela primeira vez quando morava em Londres e tinha amigos brasileiros. Desde então essa ideia não saiu da minha cabeça. Em 2014 aproveitei a oportunidade da Copa no Brasil e decidi vir só com a passagem de volta e 3.000 reais no bolso, sem emprego e sem falar português, decidi arriscar.” Conta Valéria
O primeiro ano foi muito difícil para ela, morou em uma comunidade e não conseguia encontrar emprego, e quando encontrou o salário era bem abaixo do esperado.
Valéria teve muitos percalços durante esse período, mas nunca pensou em desistir, foi quando um ano depois as coisas começaram a melhorar.
“Aos poucos começaram a aparecer pessoas querendo fazer aulas de russo. Em 2017 já tinha tantos alunos que minha agenda não tinha mais espaço. Foi assim que tive a ideia de abrir uma escola e começar a dar aulas em grupo. Não foi nada fácil! Como aluguei espaço físico, precisava pagar aluguel bem alto por sinal, então tive que me virar para conseguir mais alunos. Aos poucos consegui abrir algumas turmas e tudo estava indo bem, até que começou a pandemia em 2020”. Explica Valéria
Valéria precisou encerrar as aulas presenciais em seu espaço, porém ainda com o custo de seu aluguel vigente, então precisava encontrar uma forma de manter sua renda, e foi assim que ela decidiu iniciar e se adaptar à modalidade de aulas on-line.
Mas esse período lhe trouxe também benefícios, foi também nesse período de pandemia que ela conseguiu tempo para desenvolver e criar conteúdos para suas redes sociais, e desde então as coisas começaram a fluir para ela, hoje ela conta com mais de 300 alunos estudando Russo e mais de 600 alunos que já concluíram seu curso no Instituto Rússia Brasil e pelo EAD (Educação a distância).
As redes sociais deram certo de uma forma que Valeria nunca havia imaginado, hoje ela conta mais mais de 500 mil seguidores de todo o mundo em suas redes sociais (YouTube, Tiktok e Instagram) e é um sucesso no que faz.
Para acompanhar Valéria Fomina:
https://www.instagram.com/umarussanobrasil/