Em entrevista a médica Especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, dra Debora Vianna, esclarece dúvidas sobre HPV
Assunto que desperta muita curiosidade, principalmente entre pais e jovens, o HPV é uma doença séria que, em casos graves, pode até evoluir para quadros de câncer em homens e mulheres.
Para entender um pouco mais sobre esse assunto, a coluna conversou com a médica especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, Dra. Debora Vianna.
Jairo Rodrigues: Dra! Quais são os principais sintomas do HPV?
Dra Debora Vianna: Na boca, o hpv pode ser visto como pequenas lesões esbranquiçadas, parecidas com verrugas, que podem se juntar em placas. Na laringe, o paciente pode apresentar rouquidão como sintomas iniciais.
Jairo Rodrigues: Como evitar o contágio?
Dra Debora Vianna: Sempre mantendo práticas sexuais protegidas (uso de camisinha em sexo oral) e mantendo boa higiene oral.
“As principais formas de transmissão são por sexo oral desprotegido ou através do beijo”. conta a especialista.
Jairo Rodrigues: Digamos que a pessoa contraiu o HPV, e agora, o que fazer?
Dra Debora Vianna: A pessoa deverá agendar consulta com infectologista e otorrino ou cirurgião de cabeça e pescoço, para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.
Jairo Rodrigues: E qual seria esse tratamento?
Dra Debora Vianna: O tratamento pode ser feito com laser, cirurgia, medicamentos como o acido tricloroacetico ou ainda interferon alpha por 3 meses. Porem muitos casos se curam sem qualquer tratamento ou sem causar sintoma, com o paciente nem sabendo que tinha sido infectado.
“O hpv na boca, orofaringe e laringe aumenta o risco de desenvolver cancer nestes sitios, por isso deve ser prevenido e tratado.”, afirma dra Debora.
Jairo Rodrigues: A pessoa mesmo vacinada contra o HPV, precisa ser rastreada para o HPV?
Dra Debora Vianna: Sim, existem 24 tipos de hpv, portanto a vacina não impossibilita o seu surgimento. Mas os tipos que levam a maior risco de malignidade são: hpv 16, 18, 31, 33, 55.
Jairo Rodrigues: Dra, com relação aos preservativos. Eles previnem o HPV?
Dra Debora Vianna: Sim! E é muito importante saber que o virus do hpv, mesmo apos tratado, é difícil de eliminar do corpo; por isso, nem sempre se pode dizer que o hpv tem cura; ele pode voltar a se manifestar apos algum tempo. Dessa forma, é importante sempre fazer exames físicos para avaliar sua presença.
Acompanhe as dicas da dra. Debora Vianna através do instagram @deboramvianna e também eventualmente nas manhãs de domingo no programa Saúde e Você, exibido pela Tv Band Vale aos domingos.
*Publicado por Jairo Rodrigues
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.