Artes marciais e autismo: Instituto Nacional de Artes Marciais Inclusivas oferece curso gratuito para capacitar professores
Desenvolvido por Felipe Nilo, treinamento visa qualificar instrutores para incluir alunos autistas em turmas, academias ou escolas
Em uma iniciativa visionária, o Instituto Nacional de Artes Marciais (INAMI), sob a liderança de Felipe Nilo, ex-lutador profissional com mais de duas décadas de experiência em artes marciais, está lançando um curso inovador e gratuito.
O treinamento pioneiro tem como objetivo principal capacitar professores e instrutores de artes marciais, oferecendo-lhes as ferramentas necessárias para inclusão de alunos autistas em suas turmas, academias e escolas.
Com uma visão de criar espaços acolhedores e promover a inclusão, o curso oferece um mergulho profundo nas estratégias pedagógicas e práticas que tornam possível integrar efetivamente os alunos com autismo em ambientes de ensino de artes marciais.
“No treinamento, queremos habilitar os professores que desejam incluir o autismo na sua metodologia de ensino e lidar com crianças autistas no tatame de maneira eficiente”, explica Nilo.
“Além disso, o curso também ajudará esses profissionais a desenvolver uma abordagem inclusiva nas artes marciais. Eles aprenderão a inserir alunos autistas na turma, academia ou escola, entenderão o que é o espectro autista, saberão como fazer avaliação de progresso e gestão comportamental e, principalmente, aprimorar a comunicação com pais de desses alunos”, completa.
O ex-lutador deixa claro que a empatia é o cerne do curso, habilitando instrutores a criar ambientes que promovam, para além do desenvolvimento físico, o crescimento social e emocional dos praticantes neurodivergentes.
Abrangendo não apenas a compreensão das necessidades individuais dos alunos autistas, Felipe também pretende fornecer métodos práticos para adaptar as técnicas e estratégias de ensino.
“Queremos capacitar instrutores de todas as partes do mundo para que as artes marciais se tornem acessíveis a todos, independentemente de suas diferenças. Estamos construindo pontes que conectam as artes marciais com a comunidade autista, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos e levando esperança a tantas famílias que precisam desse suporte”, conclui Felipe.
Para saber mais sobre o treinamento online e gratuito que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de dezembro desse ano, acesse: https://institutoinami.com.br/treinamento.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.